Nem Vingadores, nem Star Wars: A ficção científica mais esperada de 2026 conclui uma saga de mais de 1 bilhão de dólares e 8 Oscars
Júlia Barbosa
Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

Timothée Chalamet lidera franquia lendária baseada nos livros de Frank Herbert. Dune: Part 3 encerra a trilogia comandada por por Denis Villeneuve em dezembro de 2026.

Além das espaçonaves e batalhas com raios laser, a ficção científica é um veículo importante para explorar novas formas de se fazer cinema e de abordar de temas profundos. No próximo ano, as salas de cinema e os tapetes vermelhos das premiações devem prometem ser palco de grandes produções do gênero.

Ao longo de 2025, tivemos lançamentos como Mickey 17, Tron: Ares e Predador: Terras Selvagens que dividiram a opinião do público. Ainda em dezembro, Avatar: Fogo e Cinzas, terceiro capítulo da saga de James Cameron, fecha a temporada com chave de ouro e abre espaço para as estreias do próximo ano.

Em 2026, a Disney investe com força no sci-fi com os seus universos cinematográficos mais lucrativos: Star Wars, com Mandalorian & Grogu, e Universo Cinematográfico Marvel, com Vingadores: Doomsday. No entanto, o filme mais antecipado na ficção científica é da Warner Bros — Duna: Parte Três.

Duna: Parte Três será o maior lançamento de ficção científica de 2026?

Warner Bros.

Duna: Parte 3 pode até não superar as bilheterias do grande encontro da nova era dos Vingadores (ainda que eu aposte no cansaço do público com a Marvel), mas Denis Villeneuve e Timothée Chalamet carregam todo o potencial de dominar as premiações e a aprovação da crítica especializada.

Ainda que trate-se também de um blockbuster e sequência de uma franquia bilionária, Duna diferencia-se dos filmes do MCU pelo comprometimento com os temas abordados no enredo e pelo esmero artístico investido em seu desenvolvimento. A produção reúne uma equipe criativa excepcional na frente e atrás das câmeras, chamando atenção para a direção de fotografia comandada por Linus Sandgren e a trilha sonora composta com ninguém menos que Hans Zimmer.

O filme promete explorar o potencial de um já genial elenco. A virada de chave vilanesca de Paul Atreides levanta a bola perfeita para que Chalamet demonstre toda sua versatilidade e intensidade como ator, comprovando sua autodeclarada missão de estabelecer-se no hall de excelência de Hollywood.

Além do protagonista, camadas interessantes dos talentos de Florence Pugh, Anya Taylor-Joy e Zendaya devem ser reveladas. O terceiro e último volume da saga ainda conta com a participação de Robert Pattinson na pele de um personagem excêntrico e imprevisível — a especialidade do artista.

Qual é a história de Duna: Parte Três?

Warner Bros.

Dune: Part Three adapta o terceiro livro da série escrita por Frank Herbert, "Duna: Messias" e se passa 12 anos depois dos acontecimentos da Parte 2, durante o império governado por Paul Atreides (Chalamet). Apaixonado por Chani (Zendaya) e casado com a Princesa Irulan (Florence Pugh), ele assume totalmente o papel de Lisan al-Gaib, o líder messiânico dos Fremen.

Ainda atormentado por visões apocalípticas, Paul enfrenta as consequências de suas escolhas enquanto as diferentes ordens religiosas e políticas da galáxia travam uma Guerra Santa em seu nome.

Duna: Parte Três
Duna: Parte Três
Criador(es): Denis Villeneuve
Com Timothée Chalamet, Zendaya, Jason Momoa
Data de lançamento 18 de dezembro de 2026

Dune: Part Three está previsto para entrar em cartaz no dia 18 de dezembro de 2026.

facebook Tweet
Links relacionados