Após já ter impressionado com seus três primeiros filmes (Tron: O Legado, Homens de Coragem e Oblivion), Joseph Kosinski coroou não apenas sua própria carreira, mas também a de Tom Cruise com Top Gun: Maverick – afinal, com a sequência do clássico de ação, ele deu ao astro o filme de maior sucesso de sua carreira até então. Mas Top Gun 2 não foi um fenômeno apenas por causa de sua bilheteria mundial de mais de US$ 1,496 bilhão.
Top Gun - Maverick: Um verdadeiro espetáculo de sucesso de bilheteria
Enquanto outras sequências muitas vezes lutam para capturar o espírito do original, Kosinski precisa de apenas 180 segundos para deixar claro ao público que entende Top Gun - Ases Indomáveis e tem apenas carinho pela obra de Tony Scott. Embora não haja uma única linha de diálogo nos primeiros três minutos, a encenação por si só faz com que Maverick pareça pura nostalgia dos anos 80 – e quando Danger Zone, de Kenny Loggins, começa a tocar, é impossível não querer voltar à aventura com o Capitão Pete "Maverick" Mitchell (Cruise).
Desta vez, o destemido piloto precisa preparar um esquadrão jovem para uma missão aparentemente impossível em apenas algumas semanas – incluindo Rooster (Miles Teller), filho de Goose (Anthony Edwards), que morreu ao seu lado.
Paramount Pictures
Top Gun: Maverick oferece inúmeros momentos raramente vistos em grandes produções atualmente – por exemplo, as cenas marcantes entre o protagonista e seu antigo amor, Penny (Jennifer Connelly), ou então entre Rooster e seu rival Hangman (Glen Powell), e também o momento emocionante entre Maverick e seu velho amigo Ice (Val Kilmer).
Top Gun 2 influenciou o cinema pós-pandemia
O filme é, por vezes, divertido e descontraído, emocionante e comovente – e, no fim das contas, permanece uma aventura eletrizante, principalmente porque sua história e as sequências de ação de tirar o fôlego se complementam, formando uma simbiose rara hoje em dia.
Mas, principalmente na segunda metade, fica claro que mesmo as imagens mais espetaculares não são nada sem sua relevância para a história: quando se trata de provar que a missão supostamente impossível é de fato possível, Kosinski e Cruise apresentam algumas das sequências de ação mais emocionantes, eletrizantes e visualmente deslumbrantes dos últimos 20 anos.
Top Gun: Maverick é uma experiência impecável, divertida, emocionante e envolvente que nunca deixa de impressionar – e, portanto, um dos melhores títulos de ação em muitos, muitos anos. O filme está no Paramount+.