Seguindo o hiato habitual da franquia, de cerca de 20 anos entre um filme e outro, Tron: Ares é o terceiro capítulo de uma saga de ficção científica que sempre olhou para o futuro. Previsto para chegar aos cinemas na próxima semana, o filme é estrelado por Jared Leto, Greta Lee, Evan Peters, Jodie Turner-Smith e Jeff Bridges.
Jared Leto é uma IA?
Disney
Ares é uma inteligência artificial criada por Julian Dillinger (Peters), herdeiro de um antigo clã da franquia. Apesar de ser uma IA, a nomenclatura mais utilizada é de um “programa altamente sofisticado”. Na trama, ele é enviado do mundo digital para o mundo real em uma missão perigosa, marcando o primeiro encontro da humanidade com seres de Inteligência Artificial.
Em entrevista ao AdoroCinema, o ator contou como e porque o protagonista da narrativa acaba se interessando pela humanidade. Automaticamente, ao assistir ao filme, entende-se que ali está inserida uma analogia ao conto do Pinóquio, o menino que queria ser real.
Pinóquio, IA e doses de ficção científica
Disney
“Ares é um personagem que vem de um mundo de perfeição, um mundo da matemática, o mundo dos uns e zeros. E ele tem total domínio sobre esse mundo”, explicou o ator. “Ele tem uma diretriz, a segue até o fim e está acostumado a vencer. Então, quando começa a entrar no mundo real, ele vê essa imperfeição, ele vê essa impermanência”.
Ao contar a história do personagem, que evoca outros grandes nomes da cultura pop - o menino-robô de Inteligência Artificial, Edward Mãos de Tesoura, Astro Boy e o Espantalho de O Mágico de Oz -, ele reflete como o contato com vários sintomas da humanidade pode transformar alguém.
Tron: Onde assistir aos filmes da saga de ficção científica no streaming antes da estreia de Tron: Ares?“Isso o transforma de uma forma muito profunda. Planta uma semente que cresce até gerar uma certa dose de descontentamento. Ele não consegue mais voltar a ser a pessoa que já foi ou a coisa que já foi. Então, acho que há uma proposta bem instigante para o personagem e espero que o público se divirta tanto quanto eu me diverti”, disse.
Jared também compartilhou que estar em um filme da saga de ficção científica é a realização de um sonho. “Foi uma experiência incrível. Eu amo essa franquia! Amo Tron, sempre amei. Para mim, é um sonho de infância estar aqui com Joachim falando sobre o filme”, concluiu.
Tron: Ares chega aos cinemas em 9 de outubro.