O final da década de 1990 produziu alguns dos melhores, mais sombrios e profundos filmes de ficção científica de todos os tempos. Matrix, O Quinto Elemento e Tropas Estelares são exemplos imperdíveis para todos os fãs deste gênero.
Isto também se aplica a Gattaca - Experiência Genética, talvez a melhor e mais silenciosa, mas não menos assustadora, obra desta saga. Você pode assistir ao filme no extenso catálogo da HBO Max.
Por que Gattaca é um dos melhores filmes de ficção científica dos anos 90?
Como a maioria dos filmes de ficção científica, Gattaca aborda o medo do futuro e, neste caso, o medo dos avanços tecnológicos e seus perigos. Mais de duas décadas após seu lançamento, as questões e ideias do filme permanecem relevantes.
Gattaca considera a modificação genética de humanos. O filme foi lançado logo após a primeira ovelha clonada, Dolly, sobreviver à uma experiência de clones. A modificação genética pré-natal está se tornando cada vez mais tangível, e o debate ético em torno dela está cada vez mais acalorado. Portanto, o longa continua a ressoar com os tempos.
Do que se trata Gattaca?
GATTACA é uma referência às quatro bases nucleicas do DNA (adenina, citosina, guanina, timina), frequentemente encontradas nessa sequência no organismo humano. Em um futuro não muito distante, será possível usar o DNA para personalizar todas as características concebíveis, como altura, cor do cabelo, cor dos olhos, etc., antes mesmo de uma pessoa nascer. Doenças e outros efeitos colaterais negativos serão imediatamente erradicados.
Assim, a sociedade é dividida entre pessoas concebidas naturalmente e pessoas concebidas artificialmente. As pessoas concebidas artificialmente, geneticamente perfeitas, são consideradas superiores a todas as outras, sendo um "válido". Vincent Freeman (Ethan Hawke) é um ser humano natural, portanto um "inválido", e assume a identidade falsa de um "válido". Mas um misterioso caso de assassinato pode expor seu passado.
HBO Max
O diretor Andrew Niccol captura esse mundo, no qual seres humanos perfeitos e modulares são a ordem do dia, com imagens gélidas e sombrias. Ele aplica sua estética às pessoas que se congelaram em pingentes de gelo sem empatia. A mensagem de Gattaca é: uma sociedade perfeita é uma sociedade cruel.