Os fãs de ficção científica tiveram muitos motivos para comemorar nos últimos anos. Não apenas sucessos de bilheteria como Tenet e Duna geraram entusiasmo, mas também pérolas do cinema como Little Fish e Dois Minutos Além do Infinito.
Talvez a maior surpresa, no entanto, tenha vindo de um dos filmes de ficção científica mais aguardados do ano, um sucesso de bilheteria que, ao mesmo tempo, subverte as expectativas do público e, ainda assim, de alguma forma, as concretiza: Matrix Resurrections.
O quarto filme de Matrix não foi exatamente o que os fãs esperavam — um fato refletido nas críticas mistas em todas as plataformas. Mas com ele, Lana Wachowski alcançou exatamente o que já havia alcançado com o primeiro filme: uma explosão de ideias visualmente deslumbrante e emocionante, com um enorme elemento surpresa. Matrix Resurrections está disponível no catálogo do Prime Video.
Quase ninguém queria ver o retorno de Neo e Trinity aos cinemas — especialmente considerando os custos de produção: com custos de produção de 190 milhões de dólares, o filme arrecadou pouco menos de 159 milhões de dólares.
Nas bilheterias globais de 2021, conseguiu alcançar apenas o 28º lugar e isso para um dos melhores e mais originais filmes de ficção científica dos últimos tempos! Nós do AdoroCinema atribuímos a nota 4 de 5 estrelas para o longa.
Matrix: Resurrections não foi o que esperávamos e isso é bom!
Há uma certa ironia no fato de Matrix: Resurrections chegar aos cinemas uma semana depois de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Enquanto o sucesso de bilheteria da Marvel apertou praticamente todos os botões do centro de controle da nostalgia de um estúdio de cinema, Lana Wachowski virou completamente o mundo de Neo (Keanu Reeves), Trinity (Carrie-Anne Moss) e os demais de cabeça para baixo — e, ao fazer isso, distorceu as expectativas do público.
Matrix: Resurrections é uma diversão irônica com uma dose extra de fan service — não apesar, mas precisamente porque o filme difere drasticamente de seus antecessores. Semelhante ao slasher de Wes Craven O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger, Resurrections se passa em um mundo onde os filmes anteriores (Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions) existem — embora não em formato de filme, mas como jogos de computador.
É divertido, original e praticamente o oposto do que outras sequências tardias tendem a fazer, que às vezes são simplesmente sem inspiração, às vezes até mesmo releituras descaradamente manipuladoras do que já foi feito.
Prime Video
Mas Matrix: Resurrection não é apenas diferente — isso por si só não o tornaria necessariamente melhor —, mas também elimina uma grande fraqueza da trilogia original. Até mesmo o fã mais entusiasta do filme tem que admitir: embora o romance entre Neo e Trinity tenha desempenhado repetidamente um papel crucial e seja mais do que apenas uma entre muitas subtramas, no final, havia uma coisa acima de tudo: pura afirmação. Mas com o quarto filme, o amor entre Neo e Trinity finalmente assume o significado que sempre lhe foi atribuído.
Embora Resurrections ofereça algumas cenas de ação espetaculares, isso não o torna um clássico blockbuster de Matrix — e certamente não uma típica grande produção de ficção científica. No fim das contas, a conclusão da saga parece principalmente um filme de romance.