No início da década de 1980, o produtor Jerry Weintraub descobriu um artigo sobre um menino criado por uma mãe solteira. Intimidado pelos vizinhos, ele começou a aprender caratê e conquistou a faixa preta!
O nascimento de Karatê Kid
Após adquirir os direitos da história, Weintraub contatou o roteirista Robert Mark Kamen, que havia se destacado escrevendo os filmes Toque de Recolher e Seita de Fanáticos. Kamen aproveitou a oportunidade, pois a história do jovem carateca se assemelhava muito às suas próprias experiências na adolescência.
Após um ataque, Kamen voltou-se para as artes marciais e para os ensinamentos de um certo sensei Chojun... Miyagi. Este último havia fundado uma escola em Okinawa, Japão. Kamen adotará o nome deste professor para construir o famoso personagem chamado Sr. Miyagi (Pat Morita), mestre do jovem Daniel LaRusso (Ralph Macchio).
Robert Mark Kamen escreveu então 109 páginas do roteiro de Karatê Kid - A Hora da Verdade, prestando uma homenagem sincera a esse mentor que lhe ensinou um caratê pacífico e defensivo. A história é simples: Daniel LaRusso se muda com a mãe para um bairro operário de Los Angeles para começar uma nova vida.
O adolescente é então assediado por uma gangue de jovens bandidos do clube de caratê Cobra Kai, liderados por um certo Johnny Lawrence (William Zabka). Ele então conhece o zelador de seu conjunto habitacional, o Sr. Miyagi, que lhe ensina os fundamentos do caratê para que ele possa se defender desses pequenos bandidos.
Encontre o melhor Karatê Kid
A Columbia Pictures, na esperança de capitalizar o sucesso de Rocky, um Lutador com Sylvester Stallone, contratou seu diretor, John G. Avildsen, e compositor, Bill Conti. Uma vez contratado, o cineasta começou a procurar a estrela do filme, aquela que se tornaria o Karatê Kid. Muitos atores se inscreveram para o teste, incluindo Nicolas Cage, Anthony Edwards, Charlie Sheen e Robert Downey Jr.
John G. Avildsen também testou Sean Penn, Jon Cryer, Emilio Estevez, Eric Stoltz e C. Thomas Howell. Mas o diretor não ficou satisfeito. Por mais talentosos que fossem, esses atores não tinham a veia de um karatê kid. A diretora de elenco Bonnie Timmermann então interveio e sugeriu um certo Ralph Macchio.
Ralph Macchio era perfeito para Karatê Kid
Columbia Pictures
Visto em Vidas Sem Rumo, de Francis Ford Coppola, o jovem tinha 21 anos na época. Ele era 7 anos mais velho que Daniel LaRusso, mas seu rosto jovial chama a atenção do diretor. Para ele, é o karatê kid perfeito. Muito magro, Macchio se encaixa perfeitamente no físico buscado por Avildsen. Além disso, ele exala um aspecto importante do personagem: uma certa fragilidade e estranheza que esconde uma raiva interior.
Foi assim que o jovem superou futuros astros como Robert Downey Jr., Nicolas Cage e Sean Penn. No entanto, ele não sabia nada sobre caratê, assim como os outros jovens do elenco. Mas, paradoxalmente, não era isso que o diretor buscava.
"Nenhum desses caras sabia nada de caratê. Assista ao filme, você nunca vê Daniel saltando no ar para dar um chute giratório. Você sempre o vê na defensiva e desviando socos, era tudo o que conseguíamos fazê-lo fazer", disse John G. Avildsen à Sports Illustrated em maio de 2018. Isso não impediu Ralph Macchio e seus parceiros de treinar quatro horas por dia durante um mês antes do início das filmagens.
Nenhum desses caras sabia nada de caratê. Assista ao filme, você nunca vê Daniel saltando no ar para dar um chute giratório
Ralph Macchio encontraria o papel dos seus sonhos. Devido ao seu sucesso, o ator interpretaria Daniel LaRusso em três filmes da franquia Karatê Kid, entre 1984 e 1989. Ele voltaria a vestir o quimono do lutador na série de sucesso Cobra Kai, em 2018.
Ele se tornou mentor de um novo jovem adepto das artes marciais em Karate Kid: Lendas e contracena com Jackie Chan, que reprisa seu papel como Sr. Han do reboot de 2010.