O Oscar finalmente veio com Oppenheimer (2023), mas Christopher Nolan fez outros filmes antes que também são considerados obras-primas em sua carreira pelos fãs. Um deles é Interestelar (2014). Outro é A Origem (2010). Este último, um thriller de ficção científica, que também foi um destaque na carreira de Leonardo DiCaprio.
A Origem, disponível no Prime Video e na HBO Max, acompanha Dominick Cobb (personagem interpretado por Leonardo DiCaprio), um ladrão com a habilidade de roubar segredos das pessoas através de seus sonhos. Joseph Gordon-Levitt, Elliot Page, Tom Hardy e Cillian Murphy completam o elenco principal do filme. Hans Zimmer é o responsável pela trilha sonora. Em suma, um elenco repleto de estrelas.
Christopher Nolan dirigiu A Origem após concluir sua trilogia Batman. O filme recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e diretor. Levou quatro prêmios: melhor fotografia, edição de som, mixagem de som e efeitos visuais. Foi um sucesso de bilheteria, arrecadando US$ 828,2 milhões com um orçamento de US$ 160 milhões.
8 filmes tão confusos que muitos ainda não entendem seus finaisUm extrator secreto através dos sonhos
Warner Bros. Pictures
No mundo em que A Origem se passa, existe tecnologia que permite que as pessoas entrem nos sonhos dos outros. Cobb ganha a vida como um extrator. Seu trabalho é penetrar nas mentes de suas vítimas adormecidas em busca de segredos comercialmente relevantes e vendê-los por um alto preço. Mas a notícia se espalhou, e Cobb foi colocado na lista negra de várias corporações.
Diante desse problema, Cobb decide aceitar um único emprego e se aposentar. A tarefa, no entanto, é ambiciosa demais. Saito, um gigante industrial, pede que ele plante uma ideia no subconsciente do herdeiro de uma grande empresa. Através de uma complexa estrutura de sonhos dentro de sonhos, perseguições, explosões e lutas, Cobb e sua equipe realizam a missão mais complexa de suas vidas.
A Origem não é apenas uma história envolvente; é também um deleite visual, com cidades que se dobram sobre si mesmas e salas giratórias onde a gravidade parece desaparecer. A música de Zimmer também desempenha um papel fundamental para tornar as imagens de Nolan ainda mais impactantes.
A Origem é imperdível para fãs de ficção científica. Seus segundos finais deixarão você em suspense por muito tempo após os créditos finais.