Caçada ao Outubro Vermelho foi a primeira adaptação cinematográfica de um dos nove romances (além de vários spin-offs) sobre o agente da CIA Jack Ryan. Todos esses volumes venderam milhões de cópias e fizeram do autor americano Tom Clancy um titã literário. Dirigido por John McTiernan, diretor de Duro de Matar e O Predador, o thriller apresenta Alec Baldwin (O Aviador) como Ryan. Harrison Ford, Ben Affleck e Chris Pine assumiram o papel em adaptações subsequentes. John Krasinski interpretou o papel na série do Prime Video, lançada em 2018.
The Hunt for Red October, no original, está disponível na Netflix e no Mercado Play.
"Ele é um homenzinho pequeno": Este astro odeia Harrison Ford de todo o coraçãoO segundo melhor thriller sobre submarinos
Caçada ao Outubro Vermelho foi um sucesso colossal de bilheteria global em 1990. Mesmo assim, Baldwin não foi autorizado a retornar para a sequência, Jogos Patrióticos. Uma das razões para isso: o astro Harrison Ford havia procurado ativamente o papel. Talvez o motivo ainda mais sério, no entanto, tenha sido que Baldwin — apesar de uma atuação convincente de sua parte — foi superado por outro ator no longa. Esse intérprete foi um dos maiores astros da história do cinema: Sean Connery. Como comandante de submarino soviético, ele apresentou talvez sua performance mais persuasiva e carismática fora da franquia James Bond.
Além de Connery e Baldwin, muitos outros atores famosos, como Scott Glenn (Dia de Treinamento), Sam Neill (Jurassic Park), a lenda de Star Wars, James Earl Jones, Tim Curry (The Rocky Horror Picture Show) e Stellan Skarsgård (Duna), apareceram diante das câmeras de McTiernan. Com Caçada ao Outubro Vermelho, ele criou "um thriller mainstream perfeitamente composto", segundo nosso parceiro FILMSTARTS – cativante e brilhantemente divertido até o final. É provável que O Barco, de Wolfgang Petersen permanecerá imbatível para sempre neste subgênero em termos de intensidade e autenticidade. No entanto, Caçada ao Outubro Vermelho é provavelmente o segundo melhor filme de submarino de todos os tempos.
Paramount Pictures
Esta é a história de Caçada ao Outubro Vermelho
A Guerra Fria está em seus estágios finais: o governo soviético perdeu o contato com o carro-chefe de sua frota de submarinos sem motivo aparente. Isso é preocupante para Moscou, pois um sistema ultrassecreto e inovador foi instalado no "Outubro Vermelho" que permite viagens quase silenciosas. Ele também carrega inúmeras ogivas nucleares. Nenhuma delas deve cair nas mãos de forças inimigas em hipótese alguma.
Pouco depois, um navio da Marinha dos EUA detecta repentinamente em seu radar o enorme submarino comandado por Marko Ramius (Connery). Ele parece estar indo direto para as águas da OTAN. A inteligência americana e os principais almirantes do Departamento de Defesa em Washington temem que Ramius esteja planejando atacar instalações militares ou mesmo civis na América do Norte por iniciativa própria.
Só o agente da CIA Jack Ryan (Baldwin) tem uma teoria diferente. Ele tem certeza de que Ramius pretende desertar e entregar seu barco às mãos dos americanos. Quanto mais o "Outubro Vermelho" se aproxima da costa americana, mais nervosos ficam seus superiores, querendo afundar o navio. Ryan está sob enorme pressão para descobrir os verdadeiros motivos do russo, enquanto seus subordinados a bordo enfrentam uma resistência massiva, e ele agora está sendo caçado por sua própria marinha.