No streaming: Um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos – imagens inesquecíveis e absolutamente comoventes
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Embora ainda seja raramente celebrado como uma das obras-primas de Steven Spielberg...

A.I. - Inteligência Artificial surgiu no início da década de 1980. Naquela época, o visionário Stanley Kubrick queria fazer o filme baseado no conto de Brian Aldiss, Supertoys Last All Summer Long. No entanto, o diretor adiou repetidamente o projeto por sentir que as possibilidades técnicas ainda não estavam suficientemente avançadas. Pouco antes da morte de Kubrick, em 1999, ele deixou o projeto para seu amigo Steven Spielberg – e A.I. tornou-se uma espécie de legado para o criador de O Iluminado.

É disto que se trata A.I. - Inteligência Artificial

David (Haley Joel Osment) parece um garoto normal, mas, na realidade, é o primeiro robô-criança programado para sentir amor em um mundo pós-catástrofe climática. Após o derretimento das calotas polares, o espaço vital tornou-se escasso, levando a um controle rigoroso da natalidade. Robôs inteligentes estão substituindo parcialmente os humanos.

DreamWorks Pictures

O casal Swinton (Sam Robards, Frances O'Connor) recebe David enquanto tenta superar o trauma do filho, Martin (Jake Thomas), em coma. Uma vez formado, o vínculo de David com sua nova mãe é irreversível. Mas quando Martin inesperadamente retorna à consciência, surgem problemas. David se torna praticamente supérfluo, e acaba sendo abandonado.

Incapaz de entender o que aconteceu, David agora tem apenas um objetivo: se tornar um menino de verdade para reconquistar o amor de sua mãe. Ao lado do robô Joe (Jude Law), um suposto assassino, e do superbrinquedo Teddy, sua odisseia o leva ao fim da humanidade – e além...

Spielberg encontra Kubrick – isso só pode ser brilhante!

O fato de dois gênios como Kubrick e Spielberg se "unirem" em A.I. só poderia resultar em uma obra-prima. De fato, o drama de ficção científica visualmente deslumbrante e comovente parece um cruzamento entre os dois diretores: a mistura de análise fria (Kubrick) e melancolia sonhadora e poética (Spielberg) cria uma aliança artística única que convida à admiração, mas também deixa os olhos lacrimejando depois de apenas meia hora.

A.I. - Inteligência Artificial
A.I. - Inteligência Artificial
Data de lançamento 7 de setembro de 2001 | 2h 20min
Criador(es): Steven Spielberg
Com Erik Bauersfeld, Haley Joel Osment, Jude Law
Usuários
4,3
Assista agora no Paramount+

É um deleite para o coração e a mente. Se você ainda não viu, definitivamente deveria aproveitar a oportunidade esta noite para dar uma olhada mais de perto na obra frequentemente subestimada, mas quase totalmente inovadora.

A.I. - Inteligência Artificial está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.

facebook Tweet
Links relacionados