"Ele é apenas um cara patético que teve uma vida muito triste": 30 anos depois, é assim que seu criador descreveu o maior vilão da história do cinema
Iris Dias
Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

Ele estreou nas telonas há quase 50 anos e era impossível esquecê-lo.

Sua primeira aparição nas telonas foi há quase 50 anos, e não havia como voltar atrás. Desde sua estreia em Star Wars, Darth Vader se tornou o maior vilão da história do cinema. Alguns podem discordar, mas a maioria concordará.

Darth Vader foi o grande antagonista da trilogia original de Star Wars, e George Lucas mais tarde decidiu explorar sua origem em uma nova trilogia de prelúdios. Hoje, há gerações que cresceram sem conhecer um mundo sem Darth Vader — para elas, ele sempre existiu.

Por isso, é curioso ver como toda a imponência do personagem pode ser resumida de forma tão humana na frase usada por George Lucas há cerca de 30 anos, durante o lançamento de Star Wars: A Vingança de Sith: "Ele é apenas um cara patético que teve uma vida muito triste", disse o criador da saga em entrevista à Rolling Stone.

Disney+

Lucas também admitiu que criar um vilão realmente assustador não foi tarefa simples: "Ele é grande, veste preto, tem uma capa e um capacete de samurai, mas isso não significa que as pessoas vão ter medo dele." E acrescentou: "O personagem precisa ir além disso — é assim que entendemos seu jeito impessoal de lidar com as coisas. Ele fez muitas coisas horríveis na vida, das quais não se orgulha."

Embora hoje seja comum sabermos que existe um homem por trás do traje icônico, quem assistiu à trilogia original na época experimentou a revelação com surpresa e mistério. "Eles achavam que ele era um monstro ou algum tipo de robô. No segundo filme, é revelado que ele é humano. No terceiro, descobrimos que ele é pai e uma pessoa como qualquer outra. Ele só tem um problema de pele", brincou Lucas.

Quando perguntado sobre o motivo da obsessão do público como Darth Vader, Lucas explicou: "As pessoas gostam de vilões porque eles são poderosos e não se importam com regras. Durante a puberdade, você precisa se libertar das amarras sociais e se tornar quem você é."

O futuro de Star Wars

Após um período longe dos cinemas, com foco nas produções do Disney+, a Lucasfilm está preparando o retorno de Star Wars às telonas com quatro novos filmes confirmados. O primeiro deles é The Mandalorian e Grogu, dirigido por Jon Favreau, que dará continuidade às entrevistas da série The Mandolarian.

Star Wars: O Mandaloriano e Grogu
Star Wars: O Mandaloriano e Grogu
Criador(es): Jon Favreau
Com Pedro Pascal, Brendan Wayne, Lateef Crowder
Data de lançamento 21 de maio de 2026

Outro projeto bastante aguardado é o filme dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy, que trará de volta Daisy Ridley no papel de Rey. Além disso, Dave Filoni e James Mangold também estão desenvolvendo seus próprios filmes ambientados em diferentes períodos da saga, prometendo expandir ainda mais o universo de Star Wars. Enquanto os novos filmes não chegam, os fãs podem acompanhar todas as produções já lançadas da franquia no Disney+.

facebook Tweet
Links relacionados