A lenda do cinema John Wayne é uma das maiores estrelas do cinema ocidental, tendo moldado longa e profundamente a autoimagem dos Estados Unidos. Mas nenhum de seus filmes é tão belo e, ao mesmo tempo, tão comovente quanto O Homem Que Matou o Facínora: uma obra de arte emocionante e comovente que se afasta do conservadorismo de muitos dos filmes do ator para proporcionar uma montanha-russa de emoções.
Com uma pontuação de 95% no Rotten Tomatoes, 4,3 de 5 estrelas segundo os leitores do AdoroCinema e um merecido segundo lugar entre os melhores filmes de John Ford, O Homem que Matou o Facínora é, sem dúvida, um dos melhores westerns de todos os tempos e sua presença é garantida em qualquer top do gênero há 60 anos!

Em O Homem Que Matou o Facínora, o senador Stoddard (James Stewart) sofreu a perda de um de seus melhores amigos: Tom Doniphon (John Wayne) está prestes a ser enterrado na pequena e sem lei cidade de Shinbone. Enquanto ele se dirige para lá com sua esposa, é interceptado por um repórter de jornal que o convida para contar sua história.
Ironicamente, Stoddard e o durão fazendeiro Tom estavam apaixonados há muito tempo pela mesma mulher: a garçonete de churrascaria Hallie (Vera Miles). No entanto, eles não eram páreo um para o outro quando começaram a lutar juntos contra o implacável ladrão Liberty Valance (Lee Marvin).
Nesta clássica obra da 7ª Arte, John Ford demonstrou sua sensibilidade com uma história comovente e emocionante, sem humor e tensão. Além de boas críticas, foi também um dos filmes de maior bilheteria de seu ano de lançamento, 1962.
Essa obra pode ser assistida no Globoplay via assinatura com a Telecine.