Muitos clássicos do cinema surgiram de livros escritos por Stephen King, como Carrie, a Estranha, O Iluminado, Cemitério Maldito e Um Sonho de Liberdade, e uma das suas melhores adaptações também tem o final mais chocante das telonas.
Estou falando de O Nevoeiro (2007), adaptação do conto de Stephen King presente na coletânea "Tripulação de Esqueletos" – publicada no Brasil pela Companhia das Letras.
Após uma violenta tempestade devastar a cidade de Maine, David Drayton (Thomas Jane) e seu filho Billy (Nathan Gamble) correm rumo ao supermercado, temendo que os suprimentos se esgotem. Um estranho nevoeiro toma conta da cidade, o que faz com que David, Billy e outras pessoas fiquem presas no supermercado. Logo David descobre que há algo de sobrenatural envolvido e que, caso deixem o local, isto pode ser fatal.
O final traumatizante de O Nevoeiro
Metro-Goldwyn-Mayer
Em O Nevoeiro, as criaturas começam a invadir o supermercado e, para escapar, o protagonista David Drayton e um grupo de pessoas fogem no carro.
O problema é que a gasolina acaba e eles ficam sem opção, já que em algum momento seriam mortos pelas criaturas. Por isso, David pega sua arma e mata cada uma das pessoas, inclusive seu filho. Ele até tenta se matar, mas as balas acabaram, causando um grande sofrimento no protagonista. É quando somos surpreendidos com os militares levando um grupo de sobreviventes e a neblina se desfazendo. Ou seja, a situação foi resolvida.
É uma conclusão cruel e pessimista. Por questão de minutos que todos não foram salvos. O final de O Nevoeiro feito por Frank Darabont é diferente do conto de Stephen King, mas o ator revelou ao Yahoo Movies que gostou dessa mudança no filme.
Quando Frank [Darabont] se interessou por O Nevoeiro, uma das coisas que ele insistiu foi que teria algum tipo de final, o que a história não tem — ela simplesmente desaparece no nada, onde essas pessoas estão presas na névoa, e elas estão sem combustível, e os monstros estão por perto, e você não sabe o que vai acontecer a seguir. Quando Frank disse que queria fazer o final que ele faria, eu concordei totalmente. Achei isso fantástico. E era tão anti-Hollywood — anti-tudo, na verdade! Era niilista. Eu gostei disso. Então eu disse para ir em frente e fazer
O Nevoeiro está disponível no catálogo do Prime Video.