"Se você vai construir uma máquina do tempo em um carro, por que não fazer isso com classe?", "140 quilômetros por hora!" ou "Para onde estamos indo, não precisamos de estradas". Essas são frases que, se você cresceu nos anos 80 e 90, provavelmente já ouviu dezenas de vezes, já que são de um dos filmes de ficção científica mais carismáticos e conhecidos da história.
Lançado em 1985 sob a direção de Robert Zemeckis a partir de uma história coescrita pelo cineasta com Bob Gale, De Volta para o Futuro completa 40 anos em 2025 com a honra de ser um dos mais emblemáticos de sua década e manter um superpoder: é tão hipnótico, genuíno e divertido que, se nos deparamos com ele enquanto zapeamos, é impossível mudar de canal.
De Volta para o Futuro: Guitarra de Marty McFly está perdida há 40 anos, e atores imploram para que seja devolvida"Boa noite, sou o Professor Emmett Brown. Estou no Twin Pines Mall. 26 de outubro de 1985, 1h18, e este é o experimento de tempo número 1." Embora não seja a primeira cena do filme, a partir do momento em que o carismático cientista interpretado por Christopher Lloyd explica ao seu jovem amigo Marty McFly (Michael J. Fox) que construiu uma máquina do tempo usando um Delorean, não há como voltar atrás: nos aguarda uma hora e meia de pura felicidade no que é, sem dúvida, um dos filmes mais eficazes de todos os tempos.
Com uma pontuação de 4,7 de 5 estrelas pelos leitores do AdoroCinema, De Volta para o Futuro é um dos filmes de ficção científica e aventura mais bem avaliados do site. "Uma divertida aventura juvenil embalada por um elenco carismático, trilha sonora excelente e um visual brega fofo que só os filmes dos anos 80 tem", escreveu um usuário em sua crítica.
Universal Pictures
Curiosamente, o quase não foi produzido, já que vários estúdios rejeitaram o filme de Zemeckis e Gale antes de Steven Spielberg entrar em cena e finalmente convencer a Universal. Por um lado, as produtoras não achavam que um filme de viagem no tempo atrairia o público e, por outro, os cineastas não tinham certeza de que o filme teria sucesso, então o consideraram um risco.
Após o sucesso de Tudo por uma Esmeralda, de Robert Zemeckis, e a parceria de seu amigo Steven Spielberg com a Universal Studios, " De Volta para o Futuro" teve a chance que merecia.
De Volta para o Futuro 3: Por 35 anos, esse detalhe em 1 hora e 50 minutos iludiu até os maiores fãsApós seu sucesso inegável, duas continuações foram filmadas alguns anos depois, lançadas em 1989 e 1990, formando uma trilogia completa que permanece intacta 35 anos depois e é, simplesmente, perfeita. Todos os filmes estão disponíveis no catálogo do Globoplay.