Lançado em abril de 1968 e comandado por Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisseia no Espaço não é apenas um filme - é um marco cultural. Desde sua estética deslumbrante até os temas complexos explorados, o longa-metragem tornou-se um monólito dentro da ficção científica, estabelecendo padrões do que o gênero poderia alcançar.
Assim, durante uma entrevista para o documentário Standing on the Shoulders of Kubrick: The Legacy of 2001, George Lucas, criador da saga Star Wars, demonstrou seu apreço pelo filme de Kubrick, considerando-o a melhor ficção científica da história do cinema. Segundo ele, nem mesmo seus próprios projetos se comparam à grandiosidade da obra, colocando da seguinte forma:
"Stanley Kubrick fez o filme de ficção científica definitivo e, na minha opinião, será muito difícil alguém fazer um melhor. Tecnicamente, Star Wars se sai bem, mas, pessoalmente, acredito que 2001 é muito superior."
"Tentei ler o roteiro, mas não entendi": Mark Wahlberg lamenta ter recusado série icônica de ficção científicaO cineasta ainda completa:
"Foi a primeira vez que as pessoas levaram a ficção científica a sério. Muita ficção científica antes disso, especialmente na década de 1950, era mais próxima de filmes B. Monstros gigantes, aranhas, tudo girava em torno de ser maior."
No enredo de 2001: A Space Odyssey (no original), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização, alcançando nosso planeta. Quando uma equipe de astronautas liderada pelos experientes David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático objeto, o computador da nave, HAL 9000, entra em pane e tenta assumir o controle, eliminando um a um os tripulantes.
No elenco, nomes como Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Leonard Rossiter, Margaret Tyzack e mais estão presentes. O filme pode ser encontrado para streaming na Max.