É novembro de 1998. Em um cinema dos Estados Unidos, centenas de espectadores prendem a respiração, agarrados febrilmente aos seus assentos. A maioria deles pagou o ingresso apenas para aproveitar os dois minutos de trailer a seguir, e sequer têm intenção de ficar para assistir ao filme.
A escuridão cai, assim como o silêncio. O logotipo da 20th Century Fox aparece na tela, seguido imediatamente por um emblema que não era visto nos cinemas há muitos anos: o logotipo da Lucasfilm.
O Retorno de Star Wars
Quinze anos antes, a galáxia distante havia desfrutado de uma magnífica última resistência e um final poderoso com O Retorno de Jedi. Desde então, muitos fãs pensaram que sua história favorita tinha acabado definitivamente e nem ousaram esperar que Star Wars retornasse às telonas.

Isso sem levar em conta as ambições gigantescas de George Lucas, que estava longe de encerrar a saga e, em segredo (permitido por uma época muito menos conectada), trabalhou para oferecer ao público as origens de sua ilustre saga.
Em novembro de 1998, portanto, cerca de um ano antes do lançamento de A Ameaça Fantasma (episódio 1 do prelúdio), as primeiras imagens do filme chegaram a alguns cinemas selecionados e causaram um verdadeiro alvoroço no mundo da cultura pop.
Embalados pela famosa trilha sonora de John Williams, aparições enigmáticas se sucediam na tela: criaturas estranhas cavalgando lentamente pela névoa, uma nave desconhecida pousando em um planeta deserto, um palácio majestoso...
"Toda saga tem um começo"
E então, entre cada cena, estas poucas palavras dirigidas ao público, como as primeiras linhas de um convite privado: "Cada geração tem uma lenda. Toda jornada tem um primeiro passo. Toda saga tem um começo..."
Ao som das trombetas triunfantes do tema de Star Wars, o trailer então acelerou para uma promessa vibrante de um espetáculo de tirar o fôlego: corridas frenéticas de naves pelo deserto, droides, blasters, Jedi, batalhas de sabres de luz, um Obi-Wan Kenobi muito jovem... Star Wars estava mesmo de volta!
O resultado? Um evento sem precedentes na cultura popular e 983 milhões de dólares arrecadados ao redor do mundo.

Star Wars: A Ameaça Fantasma está no Disney+.