Em filmes de ação, há a magia da computação gráfica, utilizada para deixar as cenas impecáveis, assim como também tem atores que dispensam dublês para gravações mais radicais.
Desafiando a morte, esses protagonistas corajosos decidiram ir até o limite para que os recursos de edição não fizessem o trabalho pesado. Celebrando esses heróis da vida real, o AdoroCinema preparou uma lista com cenas perigosas que tiveram manobras perigosas reais, sem o uso do computador.
Jackie Chan escorregando no prédio em Quem Sou Eu?
Não se pode falar em acrobacias sem mencionar Jackie Chan, que é um dos atores mais competentes do gênero. Conhecido por protagonizar momentos eletrizantes nas telonas, o astro realizou uma cena rotulada como “a manobra mais perigosa do mundo” pelos produtores de Quem Sou Eu?. No filme, ele se vê encurralado pelos adversários e decide escapar às pressas ao escorregar em 21 andares de vidraças do prédio, totalmente sem fios ou redes para ajudá-lo.
Keanu Reeves saltando no ônibus em Velocidade Máxima
Outro gênio destemido quando se fala em filmes de ação é Keanu Reeves, que frequentemente realiza as próprias manobras na tela. Em Velocidade Máxima, o ator salta de um carro em movimento para um ônibus em alta velocidade.
O protagonista de Matrix ensaiou a cena sozinho, sem contar para ninguém, e depois implorou para que o diretor Jan de Bont o deixasse tentar fazer o número sem dublês. O cineasta ficou hesitante, por motivos óbvios, mas aceitou a proposta de Reeves. Assim, o astro executou perfeitamente a cena ao entrar perigosamente em um ônibus que andava a mais de 80 km/h.
Tom Cruise agarrado no avião em Missão Impossível: Nação Secreta
Tom Cruise tem pouquíssimas restrições quanto a arriscar a própria vida. Quando o ator escalou o arranha-céu Burj Khalifa em Missão Impossível: Operação Fantasma, lançado em 2011, que imaginaria que ele conseguiria se superar na sequência do filme?
No entanto, o astro de ação ultrapassou limites em Missão Impossível: Nação Secreta e, além de andar nas asas do avião, ainda se agarrou na aeronave enquanto a mesma estava em movimento no céu.
James Bond pulando na cabeça de jacarés em Com 007 Viva e Deixe Morrer
Em Com 007 Viva e Deixe Morrer, o James Bond de Roger Moore foi encurralado em uma pedra cercada de jacarés e decidiu fazer do limão uma limonada. Ao se ver sem saída, Bond chamou atenção dos animais para si e pulou em cima da cabeça deles para chegar até o outro lado sem ser mordido. Por mais absurdo que pareça, a cena foi realizada com crocodilos de verdade.