Star Wars é uma das franquias mais bem-sucedidas do cinema e do streaming, mas fazer parte dela nem sempre é fácil. Como em todos os lugares, há pessoas que promovem o ódio e a violência e atacam os atores e atrizes. Kelly Marie Tran foi uma delas. A atriz estreou em Star Wars: Os Últimos Jedi (2017), sequência da mais recente trilogia da franquia. No filme, dirigido por Rian Johnson, ela interpretou Rose Tico e, embora tenha sido algo importante para sua carreira, chegar a Hollywood não foi um mar de rosas.
Tran, que reprisou seu papel como Rose Tico em Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019), fez história ao se tornar a primeira atriz asiático-americana com um papel principal em um filme de Star Wars. No entanto, ela recebeu mensagens racistas e misóginas nas redes sociais, assim como ameaças de morte. O ódio continuou por meses, e seus colegas de elenco tiveram que defendê-la. Diante dessa situação, Tran abandonou as redes sociais e a história de sua personagem foi reduzida em A Ascensão Skywalker.
Desde que tudo isso aconteceu, Kelly Marie Tran precisou de muitos anos de terapia com profissionais de saúde mental para encontrar algo de bom em Star Wars.
"Ainda guardo essa experiência com muito carinho no coração, porque havia muita criatividade, profissionalismo e talento artístico naqueles sets", disse Tran em entrevista ao Business Insider. "Isso me permitiu entrar nessas salas de teste que eu jamais teria entrado em um milhão de anos se não tivesse feito aquele trabalho".
Por outro lado, Tran também diz que encontrou algo positivo em todas as mensagens de ódio que recebeu. Segundo a atriz, eles abriram a porta para que ela seguisse o "caminho assustador de descobrir como se curar", como ela ressalta:
Eu não seria quem sou hoje sem isso. Fazer terapia e aconselhamento me levou a um ponto em que agora posso fazer arte, celebrando as partes de mim das quais me ensinaram a ter vergonha. Pelas quais fui perseguida
Ódio na franquia Star Wars
Lucasfilm / Disney
Tran não foi a única protagonista de Star Wars a receber ódio. Moses Ingram, que interpreta Reva na série Obi-Wan Kenobi (2022), e Amandla Stenberg, que interpreta Mae e Osha em The Acolyte (2024), também foram vítimas de trolls da internet.
Depois de Star Wars, Kelly Marie Tran emprestou sua voz à protagonista de Raya e o Último Dragão (2021), um filme de animação da Disney. Ela também estrelou a série da Netflix Sweet Tooth (2021).