O roteirista de Jurassic Park dirigiu seu próprio filme sobre blecaute e mostrou as piores coisas que os humanos fariam nesses casos
Nathalia Jesus
Nathalia Jesus
-Redatora e crítica
Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

O roteirista e diretor David Koepp imagina como seria Los Angeles sem eletricidade.

David Koepp estava assistindo televisão quando se deparou com Connections, uma série documental que educa sobre ciência. Logo começou a pensar que "quando os avanços tecnológicos desaparecem, desaparece também a aparência de civilização, e eles são capazes de comportamentos inadequados".

Inspirado pelo que viu ao seu redor em Los Angeles, Koepp escreveu o roteiro sobre o que aconteceria à civilização se a luz desaparecesse repentinamente. O resultado foi Efeito Dominó, um filme que conta a história do que aconteceu ontem (28) em muitas das principais cidades da Espanha e Portugal: uma família lutando por seu bem-estar em meio a um apagão massivo.

O Efeito Dominó
O Efeito Dominó
Data de lançamento 1996 | 1h 34min
Criador(es): David Koepp
Usuários
3,1

O filme é centrado em Matthew e Annie Kay, um casal e pais de um menino, que voltam para casa do cinema e encontram uma queda de energia que deixou a cidade às escuras. A filha deles está com uma infecção no ouvido e o farmacêutico se recusa a dar antibióticos, mas o pai decide roubá-los e ir embora da loja. Assim começa uma odisseia para se salvar, enquanto a sociedade ao redor deles começa a ficar mais agitada.

E Koepp foi além, colocando seus personagens em uma situação ainda pior que o apagão de ontem — especialmente considerando que os Estados Unidos são um país com armas. Ao verem o caos tomar conta das ruas, decidem ir à casa dos pais de Annie, a 850 quilômetros de distância. Ao longo do caminho, são vítimas de vários ataques à mão armada e testemunham o pior da humanidade.

No filme, o poder retorna e tudo volta ao normal, mas os protagonistas estão diferentes após a experiência. O roteirista optou por não fazer um filme apocalíptico de saques e grandes tragédias.

Número 1 em 80 países: Este thriller baseado em fatos reais está atualmente conquistando as paradas mundiais da Netflix

Em vez disso, decidiu mostrar como o homem pode se transformar diante da falta de energia e tecnologia, que paralisa completamente nossas vidas. A equipe de roteiristas teve muitas discussões sobre o comportamento dos personagens. Por exemplo, eles deram a Matt um tom mais agressivo quando ele pega uma arma.

"Tivemos um debate interessante sobre isso no set. Dois a favor, dois contra; é o tipo de comportamento passivo-agressivo que seu personagem adotaria. Muito ressentimento e inveja", disse Koepp ao Houston Free Press.

David Koepp é conhecido por escrever as franquias Jurassic Park e Missão: Impossível. Efeito Dominó é estrelado por Kyle MacLachlan e Elisabeth Shue e você pode alugá-lo no Prime Video.

facebook Tweet
Links relacionados