Disponível na Netflix: O extraordinário faroeste melhor que qualquer filme de Clint Eastwood e John Wayne
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Uma obra-prima indiscutível do cinema ocidental.

Paramount Pictures

Para alguns pode ser blasfêmia dizer que existe um faroeste melhor do que qualquer um feito por John Wayne ou Clint Eastwood, mas, pessoalmente, existe pelo menos um que brilha tanto que supera todos os outros filmes do gênero. É uma obra-prima indiscutível intitulada Era uma Vez no Oeste.

A verdade é que Sergio Leone acreditava que já tinha dado tudo de si no mundo ocidental com sua trilogia de faroeste, mas uma oferta muito tentadora da Paramount Pictures o fez reconsiderar sua posição. Além de contar com um orçamento generoso, o segredo do sucesso do diretor italiano foi poder contar com Henry Fonda, seu ator favorito. No entanto, ele o utilizou em um papel muito distante do seu habitual, transformando-o em um vilão desprezível.

Uma obra-prima indiscutível

Paramount Pictures
"É um dos poucos arrependimentos que tenho": Bill Murray recusou fazer um filme de Clint Eastwood por medo de ser rotulado

Desde sua poderosa abertura, fica claro que Era Uma Vez no Oeste é um filme único, com o qual Leone pretende ir além do que havia alcançado em seus projetos anteriores. Talvez seja por isso que seu plano era que os três pistoleiros que morrem naquela abertura inesquecível fossem interpretados pelos protagonistas de Três Homens em Conflito, mas a recusa de Eastwood impediu isso. Na verdade, o ator recusou dois papéis diferentes no filme.

A partir daí, encontramos um filme que homenageia o que o western havia sido até então, mas que também o eleva a um patamar muito pessoal. É como se Leone tivesse encontrado um lugar até então inexplorado, onde você reconhece muitas coisas, incluindo várias características de seu estilo inconfundível. E os próprios personagens quase parecem conscientes de estar em um lugar que não lhes pertence, como nos lembra o momento em que o personagem de Fonda comenta que eles são homens de outra época.

Esta noite no streaming: Desejamos boa sorte a quem se colocou no caminho de Clint Eastwood neste impecável filme de ação

Tudo em Era Uma Vez no Oeste exala liberdade, mas também uma clara determinação. Daqueles momentos de inegável beleza visual até aquelas cenas marcadas pela brutalidade, passando pelos poderosos closes e pelos planos mais abertos que também possuem um poder expressivo inigualável. Uma maestria que é simplesmente impossível de superar.

A isso acrescentamos alguns personagens maravilhosos. Claro, todos nós nos lembramos do choque de ver Fonda em tal papel, e também nos apaixonamos por sua interpretação extraordinária de Frank, mas basta lembrarmos do resto dos protagonistas para ver que já havia material de primeira, que os atores exploraram ao máximo, e que Leone sabe perfeitamente como adaptar ao que ele quer nos contar.

Era uma Vez no Oeste
Era uma Vez no Oeste
Data de lançamento 4 de julho de 2020 | 2h 55min
Criador(es): Sergio Leone

Era Uma Vez no Oeste está disponível nos catálogos da Netflix e Telecine.

facebook Tweet
Links relacionados