“A Disney não ligou nem um pouco, mas é um dos melhores que já fiz”: Richard Gere lamenta que este filme seja o mais subestimado de sua carreira
Iris Dias
Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

Uma comédia dramática sobre uma farsa elaborada realizada na vida real que foi bem recebida pelos críticos, mas amplamente ignorada.

Lançado em 2007 e dirigido por Lasse Hallström (Chocolate, Regras da Vida), O Vigarista do Ano é o tipo de filme que, segundo a crítica do SensaCine, "você aprecia com o tempo". Estrelado por Richard Gere e Marcia Gay Harden, o longa é um comédia dramática baseada no livro homônimo de Clifford Irving, que reconta o golpe elaborado pelo autor ao tentar publicar uma autobiografia falsa do bilionário Howard Hughes — sem jamais tê-lo encontrado.

"Sem ser um grande filme, ele basicamente conta uma história bastante rigorosa de um fato curioso e um drama pessoal", continuou o crítico Miguel Blanco, que atribuiu 3 estrelas como nota do filme.

"Aparentemente é uma m*rda": Richard Gere não viu o pior filme de sua carreira até hoje

Na avaliação do SensaCine, trata-se de um filme acadêmico e previsível, que não se propõe a filosofar sobre a ideia de fraude ou discutir a busca pela verdade. Ainda assim, funciona como entretenimento: uma narrativa sobre trapaças, protagonizado pelo astro de Uma Linda Mulher que, apesar de sério, ainda carrega carisma de sobra.

Com 85% de aprovação no Rotten Tomatoes, O Vigarista do Ano foi bem recebido pelos críticos, mas não foi muito bem de bilheteria. No total, o filme arrecadou 11,8 milhões de dólares nos cinemas, menos da metade de seu orçamento de 25 milhões de dólares. Como resultado, acabou sendo rebaixado como um filme secundário na carreira de Gere — ao menos aos olhos do grande público.

Mas não para o ator

No entanto, se há alguém que se lembra dele com especial carinho e respeito, é o próprio Richard Gere, que o considerou um dos melhores de toda a sua carreira. Em uma entrevista ao podcast Awards Chatter do The Hollywood Reporter em 2024, conforme relatado pela FarOut Magazine, Richard Gere lamentou que o longa-metragem não tenha recebido a atenção que merecia e culpou as movimentações comerciais da indústria por isso:

Eu adoro esse filme. Acho que a Miramax estava se vendendo para a Disney, e a Disney não se importava nem um pouco. Mas acho que é um dos melhores filmes que já fiz. [...] Lasse Hallström fez um trabalho maravilhoso, um roteiro maravilhoso, atores maravilhosos. Foi simplesmente magnífico.

A trama de O Vigarista do Ano

Clifford Irving (Richard Gere) é um ambicioso escritor que tenta se firmar no mercado. Há muito tempo ele procura sem sucesso uma grande história para contar, até que decide criar uma sobre alguém real.

Clifford procura uma grande editora e diz que foi procurado por Howard Hughes, o excêntrico milionário que todos querem conhecer, para que escreva sua autobiografia. Só que há um problema: ele jamais esteve perto de conhecer Hughes e tudo o que escreveu é uma mentira.

Miramax / Prime Video

Clifford conta com a propalada reclusão de Hughes, que não é visto ou fala em público há mais de uma década, e seu pouco contato com a realidade para manter a farsa. A editora aceita a proposta e publica seu livro, que logo se torna um best-seller.

Entretanto para manter as mentiras escritas Clifford precisa inventar outras e, para manter esta situação, precisa contar com a ajuda de seu amigo Dick Susskind (Alfred Molina) e a esposa dele, a artista Edith Irving (Marcia Gay Harden).

O Vigarista do Ano
O Vigarista do Ano
Data de lançamento 5 de maio de 2020 | 1h 55min
Criador(es): Lasse Hallström
Com Richard Gere, Marcia Gay Harden, Alfred Molina
Usuários
3,5
alugar ou comprar

Para quem aprecia boas histórias baseadas em fatos reais e narrativas sobre grandes farsas, O Vigarista do Ano merece atenção redobrada e está disponível no catálogo do Prime Video.

facebook Tweet
Links relacionados