Kevin Costner já estrelou grandes clássicos de Hollywood como Dança com Lobos, O Guarda-Costas, Os Intocáveis e, mais recentemente, fez muito sucesso como protagonista da série Yellowstone. Ao longo de sua carreira, ele só se arrepende de ter recusado um filme – mas existe um bom motivo para ter tomado essa decisão.
Foi oferecido um papel para Kevin Costner em Platoon (1986), clássico de guerra de Oliver Stone, mas ele recusou em respeito ao seu irmão, veterano da Guerra do Vietnã.
O único papel que me arrependo de ter recusado. Meu irmão Dan foi fuzileiro naval no Vietnã e tinha um problema com filmes sobre o Vietnã que mostram veteranos como caras malucos. Ele tem muito orgulho de ter voltado, ido para a faculdade e ter uma família. Na verdade, Platoon era real e estava certo. Mas minha consciência estava com meu irmão
O próprio Oliver Stone comentou sobre isso em entrevista ao Entertainment Weekly. "Costner recusou, eu acho, porque seu irmão esteve no Vietnã", disse o diretor. O papel oferecido para ele no filme foi do Sargento Barnes, interpretado por Tom Berenger – que foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, assim como Willem Dafoe.
Platoon é considerado um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos, vencedor de quatro Oscars, como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Som e Melhor Montagem. O filme escrito e dirigido por Oliver Stone também foi um sucesso de bilheteria, arrecadando US$ 138,5 milhões mundialmente (com orçamento de apenas US$ 6 milhões).
Qual é a história de Platoon?

Em Platoon, lançado em 1986, Chris (interpretado por Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fizeram seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.