Matt Damon é um dos rostos mais conhecidos de Hollywood. Gênio Indomável, Perdido em Marte, Os Infiltrados, Onze Homens e um Segredo, A Identidade Bourne, Invictus e O Talentoso Ripley são alguns filmes conhecidos que marcaram sua carreira nas últimas décadas, mas você sabe qual é a maior bilheteria do ator?
A maior bilheteria de Matt Damon é Oppenheimer (2023), de Christopher Nolan, que arrecadou US$ 976 milhões mundialmente. Muito desse sucesso foi por causa do fenômeno Barbenheimer, rivalidade com Barbie quando ambos chegaram ao cinema no mesmo dia, o que impulsionou a popularidade do filme vencedor de sete Oscars.
Oppenheimer é ambientado na Segunda Guerra Mundial e acompanha J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Oppenheimer não foi a primeira colaboração entre Matt Damon e Christopher Nolan. Ele já havia trabalhado com o diretor em Interestelar (2014) e será o protagonista do próximo filme de Nolan, A Odisseia, previsto para chegar aos cinemas em 2026.
Matt Damon iria fazer uma pausa na carreira, mas Nolan e Oppenheimer impediram
Universal Pictures
Antes de Oppenheimer, Matt Damon tinha planejado dar uma pausa na carreira, mas o filme de Christopher Nolan acabou com seus planos.
"Eu tinha negociado extensivamente com minha esposa que eu tiraria uma folga. Eu tinha atuado em Interestelar, e então Chris me colocou em espera por alguns filmes, então eu não estava na rotação, mas eu negociei na terapia de casal — esta é uma história real — a única ressalva para eu tirar uma folga era se Chris Nolan ligasse. Isso sem saber se ele estava ou não trabalhando em alguma coisa, porque ele nunca te conta. Ele simplesmente te liga do nada. E então, foi um momento na minha casa", revelou Damon à Entertainment Weekly.
Desta forma, Matt Damon assumiu o papel de Leslie Groves em Oppenheimer, oficial do Exército dos Estados Unidos e diretor do Projeto Manhattan.