Estamos em uma pequena vila mexicana a poucos passos da fronteira com os EUA. No meio do deserto, nas costas de uma mula, um estranho se aproxima lentamente. Ele não tem nome, mas duas esporas brilham em suas botas. Ele fuma um pequeno charuto à sombra de seu chapéu e um poncho verde empoeirado com padrões geométricos ondula em suas costas.
Embora o cowboy prefira permanecer anônimo, o ator que o interpreta se chama Clint Eastwood. E esse nome, mesmo que ainda não seja extremamente conhecido, prepara-se para se tornar um dos mais prestigiados da história do faroeste.
A cena, que você talvez tenha reconhecido, é encontrada na abertura do filme Por um Punhado de Dólares, primeira parte da famosa trilogia de Sergio Leone. Três longas-metragens que fariam de Eastwood uma verdadeira lenda, e do poncho que ele usava, um dos objetos mais lendários do cinema.

Entretanto, na época, o orçamento do filme era extremamente modesto e, como Eastwood revelaria em uma entrevista muitos anos depois, a produção só tinha um exemplar do famoso poncho.
"No primeiro filme, não tínhamos um camarim para os figurinos, não tínhamos nada", disse Clint ao Sideshow Collectibles, explicando como decidiu manter o traje com ele por segurança.
"A figurinista colocou tudo no fundo de alguma coisa e todos foram embora. Então, comecei a levar minhas roupas para o hotel, porque estava me perguntando o que faríamos se perdêssemos todo aquele equipamento. Levei um chapéu, uma capa de chuva, talvez uma ou duas calças e um par de botas que usei no set de Correio do Inferno e levava para todo lugar. Ainda tenho tudo isso."
O poncho é, portanto, o mesmo de todas as outras parcelas da trilogia, e acompanhou todas as aventuras do cowboy interpretado por Eastwood. Aliás, muitos fãs se perguntam por que o poncho parece mudar de cor, às vezes passando de verde para marrom, ao longo dos filmes e cenas. Clint usou seu perfil no X (antigo Twitter) para dar um fim a todos os mal-entendidos: "Eu só tinha um poncho, e era reversível, verde-oliva de um lado e marrom do outro."
Cinco anos atrás, no programa This Morning de Alison Hammond, Eastwood revelou mais uma vez que ainda tinha seu traje lendário: "Sim, ainda o tenho. Está numa caixa de vidro. Nunca foi lavado."