Nem John Wayne, nem Clint Eastwood: O faroeste que mais ganhou Oscars na história é de Kevin Costner
Ana Pilato
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Levou pra casa 7 estatuetas douradas.

Há vários filmes de faroeste que venceram algum Oscar, embora haja muito menos exemplos do gênero que levaram para casa o prêmio máximo concedido pela Academia. Entre eles, há um que se destaca dos demais por ser o que mais ganhou estatuetas douradas: Dança com Lobos, o primeiro longa-metragem dirigido por Kevin Costner.

Especificamente, Dança com Lobos ganhou 7 dos 12 Oscars aos quais foi indicado, incluindo a categoria de Melhor Diretor. Na de Melhor Ator, entretanto, Costner teve que permanecer sentado enquanto Jeremy Irons se levantou para receber o prêmio por seu trabalho em O Reverso da Fortuna.

Muito acima do resto

Orion Pictures

Para encontrar o segundo filme de faroeste mais premiado no Oscar, temos que diminuir a quantidade para 4 estatuetas, com um empate múltiplo entre Os Imperdoáveis, Onde os Fracos Não Têm Vez, Matar ou Morrer e Butch Cassidy. Além disso, apenas os dois primeiros conseguiram ganhar o prêmio de Melhor Filme.

Tenho certeza de que muitos de vocês esperavam encontrar algum filme de John Wayne entre os mais premiados, mas o ator só participou de dois longas que receberam diversas estatuetas. O primeiro foi No Tempo das Diligências, o filme que o lançou ao estrelato, com dois prêmios, e o segundo foi A Conquista do Oeste, que ganhou três prêmios. O duque não foi premiado por nenhum deles, tendo que esperar até Bravura Indômita para receber seu primeiro e único Oscar.

Dança com Lobos
Dança com Lobos
Data de lançamento 29 de novembro de 1990 | 3h 54min
Criador(es): Kevin Costner, Kevin Reynolds
Com Kevin Costner, Mary McDonnell, Rodney A. Grant
Usuários
4,5

Clint Eastwood, por sua vez, além de Os Imperdoáveis, também recebeu uma indicação com Josey Wales, o Fora-da-Lei - que ele mesmo destacou como um dos melhores de toda a sua filmografia - por Melhor Trilha Sonora.

Por fim, é verdade que Costner arrebatou o prêmio com Dança com Lobos, mas nenhum de seus faroestes subsequentes recebeu qualquer indicação.

facebook Tweet
Links relacionados