Jack Reacher é um ex-major do Corpo de Polícia Militar do Exército dos Estados Unidos que percorre as ruas dos Estados Unidos em busca de trabalhos esporádicos. Ele também é provavelmente um dos nomes de ação mais famosos da atualidade. Este personagem da saga de livros ciada por Lee Child deu origem a dois longas-metragens estrelados por Tom Cruise e uma série de sucesso estrelada por Alan Ritchson.
Ele não é o único herói que está invadindo as plataformas de streaming ultimamente. Lá temos Jack Ryan de John Krasinski, Chris Pratt em A Lista Terminal e o futuro Tyler Rake, Omar Sy. Sem ir mais longe, há também séries de ação tão divertidas quanto Sr. e Sra. Smith. Resumindo, há muitas opções para os fãs do gênero, e em breve haverá ainda mais, já que uma saga lendária prepara seu retorno.
Jason Bourne estará de volta à ação. Já faz um ano que Matt Damon anunciou no The Late Show with Stephen Colbert que o diretor Edward Berger (Conclave) tinha "uma ideia" para um novo filme e já estava trabalhando nele. Segundo rumores, já houve reuniões entre os detentores dos direitos dos livros escritos por Robert Ludlum e grandes estúdios de Hollywood, incluindo Skydance, Apple e Netflix. A Universal também poderia voltar a bordo e ser responsável, como fez com adaptações anteriores.
Baseados nos romances best-sellers de Robert Ludlum, os filmes contam a história de um homem que é resgatado no Mediterrâneo. Ele não tem memória de quem é ou como chegou lá. Ele decide investigar o caso a fundo e, depois de muitas reviravoltas, descobre que já trabalhou para a CIA. Mas por que seu povo de repente o quer morto? Bourne faz de tudo para descobrir a verdade por trás de tudo isso, o que leva a uma conspiração que envolve os mais altos círculos.
Universal Pictures
Jason Bourne tem sido um dos maiores nomes em ação desde que Matt Damon lançou o primeiro filme em 2002, sob a direção de Doug Liman. Seu sucesso foi um tanto inesperado e alcançou 214 milhões de dólares de bilheteria, o que levou ao lançamento de 3 continuações e um spin-off estrelado por Jeremy Renner. Seu último filme, o quinto de toda a saga, chegou aos cinemas em 2016 e arrecadou mais de US$ 415 milhões no mundo todo. Embora qualquer um pudesse afirmar que foi um sucesso comercial – o filme custou US$ 120 milhões para ser feito, o que o tornou mais do que lucrativo – havia um certo cansaço entre os fãs do homem sem memória.
Eles encerraram a saga há quase 10 anos, mas perceberam que um grande número de pessoas está aberto à possibilidade de reencontrar velhos amigos em outros formatos. Talvez seja por isso que eles decidiram refazer a saga de Jason Bourne e revisitar os livros de Ludlum de uma perspectiva diferente. Matt Damon pode não estar de volta como o protagonista – ele provavelmente está muito ocupado filmando A Odisseia, de Christopher Nolan – mas haverá um substituto com a mesma essência.
*Conteúdo global AdoroCinema