Heath Ledger nos entregou uma das atuações mais marcantes do cinema no papel do Coringa em Batman - O Cavaleiro Das Trevas (2008). O ator ficou tão irreconhecível para interpretar o icônico vilão que assustou até mesmo seus colegas de elenco.
Michael Caine interpretou Alfred na trilogia Batman de Christopher Nolan e relembrou no seu livro "Don't Look Back, You'll Trip Over: My Guide to Life" (via NME) como ficou "apavorado" ao ver Heath Ledger pela primeira vez como Coringa.
A maquiagem borrada, o cabelo estranho, a voz estranha. Foi assustador. Fiquei absolutamente chocado na primeira vez que o vi em ação – fiquei apavorado
Heath Ledger morreu em 2008, com apenas 28 anos, poucos meses após o término das filmagens de Batman - O Cavaleiro Das Trevas, e foi reconhecido pela sua atuação como Coringa conquistando um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante.
“Heath tinha apenas 28 anos quando faleceu. Eu nem tinha feito Zulu quando tinha essa idade", lamentou Caine. "Você pensa no que ele poderia ter conquistado, é de partir o coração. Ficamos todos terrivelmente chocados, e isso tornou a publicidade de O Cavaleiro Das Trevas naquele verão muito mais intensa, porque todos os jornalistas queriam falar sobre sua morte... ainda me deixa triste pensar nisso".
Segundo Michael Caine, a atuação de Heath Ledger inspirou o elenco a "melhorar nosso jogo" e a classificou como "uma performance para as eras". "Mesmo que sua carreira tenha sido interrompida tão cedo, ele será lembrado como um grande ator, eu acredito", completou o ator vencedor do Oscar por Hannah e Suas Irmãs e Regras da Vida.
Em O Cavaleiro Das Trevas, dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.