O pior filme de M. Night Shyamalan está na Netflix: Custou uma fortuna, mas seu fracasso acabou com os planos de toda uma saga de fantasia
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

O diretor nunca entendeu o fracasso de seu filme, mas foi o ponto mais baixo de sua carreira.

Depois de explodir nossas mentes com O Sexto Sentido, um filme cuja reviravolta provavelmente não teria o mesmo efeito hoje, mas que na época nos pegou completamente de surpresa em 1999, M. Night Shyamalan se tornou uma das grandes promessas de Hollywood. Um cineasta de apenas 30 anos que estava lançando seu terceiro filme e que chegou a ser chamado de "o novo Spielberg". Um apelido que certamente era um exagero, mas que ele fez jus por um breve período quando seus filmes seguintes - Corpo Fechado (2000), Sinais (2002) e A Vila (2004) - estiveram à altura do que se esperava dele.

No entanto, a montanha-russa que acabaria caracterizando a carreira do cineasta nos vinte anos seguintes estava prestes a experimentar a primeira queda de seu percurso: Shyamalan emendou uma série de fracassos consecutivos que começaram com A Dama na Água em 2006 e atingiram seu ponto mais baixo em 2010 com o lançamento de O Último Mestre do Ar, considerado o pior filme da carreira do diretor.

Um filme de fantasia e aventura que foi baseado na primeira temporada da série animada de televisão da Nickelodeon Avatar: O Último Mestre do Ar e que foi um fracasso absoluto.

O Último Mestre do Ar está disponível para streaming na Netflix.

Apesar de M. Night Shyamalan ter contado com o maior orçamento para um filme que jamais teve em sua carreira - 150 milhões - e de seus planos de que o filme pudesse iniciar uma saga de fantasia bem-sucedida composta por três filmes, o diretor se deparou com as piores críticas que já havia recebido.

"Um dos suicídios autorais mais notáveis dos últimos tempos"

De fato, O Último Mestre do Ar tem a pior pontuação recebida por um filme do diretor no Rotten Tomatoes - 5% - e sobre ele foram escritas coisas absolutamente contundentes. "Um dos suicídios autorais mais notáveis dos últimos tempos", escreveu Virginia Montes em sua crítica de 0,5/5 estrelas para o SensaCine. "Shyamalan, apesar das pretensões megalomaníacas que sempre teve, se mostra incapaz de lidar com um grande orçamento, desperdiçando as oportunidades de brilhar que os cenários e a tecnologia lhe permitiam. Ele até consegue fazer com que os efeitos especiais pareçam mais baratos do que realmente são. [...] O pior filme de sua carreira e a demonstração de que alguns autores deveriam deixar certos assuntos para pessoas mais qualificadas".

Paramount Pictures

Com mais de 300 milhões de dólares arrecadados, O Último Mestre do Ar evitou o fracasso comercial, mas as críticas arruinaram qualquer plano de continuidade que pudesse existir. O filme foi considerado o pior de 2010 e levou o Framboesa de Ouro de Pior Filme, Pior Diretor, Pior Roteiro, Pior Uso de 3D e Pior Ator para um de seus protagonistas.

No entanto, Shyamalan nunca reconheceu o erro, explicando que o filme foi avaliado como um filme para adultos quando na realidade era um filme infantil e que seu verdadeiro público-alvo tinha gostado: "Tudo foi muito estranho. A média de idade dos fãs da série era de dez anos. Eu poderia fazer um filme para esse 'target' ou poderia fazer um novo Transformers estrelado por Megan Fox".

Em O Último Mestre do Ar, o planeta é dominado pela Nação do Fogo. As chamas devastam o mundo inteiro e declaram guerra às nações vizinhas: Ar, Água e Terra. As tribos desses lugares têm apenas duas opções: se render completamente ou morrer. Neste cenário, Aang é o único capaz de dominar os quatro elementos e é o escolhido para acabar com o conflito e pôr fim a este massacre, mas pelo caminho encontrará sérias dificuldades que terá que superar.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados