"Gostaria de tê-lo conhecido a vida toda": Ben Affleck explica o quanto trabalhar com Robin Williams o moldou
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Há 28 anos, Affleck teve a oportunidade de trabalhar com Williams em Gênio Indomável. O encontro com a estrela de Uma Babá Quase Perfeita mudou sua perspectiva de vida e sua existência como uma estrela de Hollywood para sempre.

Matt Damon e Ben Affleck celebraram seu grande sucesso com Gênio Indomável. Afinal, os dois amigos não apenas estrelaram a célebre tragicomédia, mas também coescreveram o roteiro vencedor do Oscar. Um componente importante do longa foi a escalação do psicólogo Sean Maguire.

Inicialmente, Harvey Keitel (Pulp Fiction – Tempo de Violência) foi considerado para o papel. Mas Francis Ford Coppola, que tinha acabado de filmar a adaptação de John Grisham de O Homem Que Fazia Chover com Damon, finalmente deu a eles uma ideia crucial sugerindo Robin Williams – e garantiu que seu antigo ator principal de Jack colocasse as mãos no roteiro de Gênio Indomável. Segundo Coppola, Williams não tinha ideia de quem eram “aqueles caras” cujos nomes estavam na capa. Mas ele gostou do conteúdo – e então concordou sem mais delongas.

Gênio Indomável
Gênio Indomável
Data de lançamento 20 de fevereiro de 1998 | 2h 06min
Criador(es): Gus Van Sant
Com Matt Damon, Robin Williams, Ben Affleck
Usuários
4,5
Assista agora no Paramount+

Como sabemos hoje, essa foi uma decisão brilhante. Robin Williams recebeu um Oscar por sua interpretação sensível e discretamente cômica do terapeuta – e Gênio Indomável se tornou surpreendente grande sucesso. Além disso, os colegas de Williams devem ter ficado felizes por estar em uma companhia tão agradável. Afinal, nenhum colega de elenco disse algo ruim sobre o ator e comediante, que morreu em 2014.

E assim Ben Affleck ainda se lembra de sua colaboração com Williams com grande gratidão. Em uma entrevista ao canal do YouTube "Jake's Takes", o ator literalmente entrou em êxtase quando a conversa mudou para a estrela de Jumanji (via ScreenRant):

“Eu amei Robin”, disse Affleck. "Ele foi a primeira pessoa que conheci ou que era realmente famosa. Tínhamos acabado de escrever Gênio Indomável, e foi incrível que ele tenha sido feito. E então tivemos provavelmente a maior estrela da época, Robin Williams, no filme! Ele fez tanto por nós ao acreditar na gente [...] e também por seu calor, sua gentileza."

Robin Williams tinha garantia contratual de que moradores de rua conseguiriam emprego em seus filmes: “Nunca mais olhei para ele da mesma forma”

Seu encontro com Robin Williams ainda influencia Ben Affleck hoje

Mas Williams não só ajudou Affleck, que interpreta o amigo de Will Hunting (Matt Damon), Chuckie Sullivan, no filme dirigido por Gus Van Sant, a fazer Gênio Indomável, como também lhe deu alguns insights importantes ao longo do caminho. Affleck continua:

"Eu pensei, se esse cara consegue fazer isso, ser tão gentil com as pessoas com quem trabalha, se importar com elas e ouvi-las, então eu também consigo. Ele era uma pessoa verdadeiramente extraordinária, gentil e amável, e esse, para mim, é o legado de Robin. É nisso que sua comédia se baseava — uma gentileza e humanidade fundamentais.”

“Gostaria de tê-lo conhecido a vida toda. Eu não tive essa oportunidade quando criança, mas quando o conheci, eu ainda era bem jovem — tinha 24 anos. Ele me causou uma grande impressão, e eu pensei: 'Ok, é assim que se faz.' Vou passar a vida tentando viver de acordo com esse exemplo."

Miramax

Essas declarações são consistentes com as impressões de muitas outras pessoas que trabalharam com Williams. Isso inclui Sally Field, a quem ele apoiou de uma forma muito especial durante as filmagens de Uma Babá Quase Perfeita.

Gênio Indomável está disponível no Telecine e Mercado Play.

facebook Tweet
Links relacionados