Na última sexta-feira (14), o ator de The White Lotus, Jason Isaacs, fez um comentário sobre nudez masculina que causou certo burburinho na internet.
Ao tentar se esquivar de perguntas sobre se o seu personagem na série, Timothy Ratliff, estava usando prótese peniana no quarto episódio da 3ª temporada, ele falou que jornalistas têm um "duplo padrão" quando se trata de homens nus na tela.
"Muitas pessoas estão debatendo isso. Está em toda a internet", disse Isaacs no CBS Mornings. "E é interessante porque a melhor atriz deste ano é Mikey Madison no Oscar [por Anora]. E não vejo ninguém discutindo sua vulva, que estava na [tela] o tempo todo."
É interessante que haja um padrão duplo para os homens. Mas quando as mulheres estão nuas, como Margaret Qualley também, em A Substância, ninguém sonharia em falar com ela sobre sua genitália ou seus mamilos, ou qualquer uma dessas coisas. Então, é estranho que haja um padrão duplo.
O comentário causou controvérsia e muitos internautas apontaram que as duas situações não são minimamente equivalentes — considerando que talentos femininos são questionados por detalhes pessoais e íntimos de suas vidas até quando os filmes que estão promovendo não são relacionados a sexo.
Voltando atrás na declaração, nesta terça-feira (18), o ator se retratou à Variety. "Eu disse as palavras erradas da maneira errada. Usei a frase 'duplo padrão', que não era minha intenção. Existe um duplo padrão [diferente] — as mulheres foram monstruosamente exploradas e os homens não."
Segundo ele, a intenção era lidar com essas questões de nudez masculina "de forma descontraída" e "deixá-las de lado" para que não se tornasse o foco das entrevistas sobre The White Lotus.
"Saiu errado, e eu estava cansado — eu tinha feito tantas entrevistas. Eu absolutamente não deveria ter mencionado essas duas atrizes, que eu respeito enormemente. Sou muito fã de Mikey Madison. Meu ponto não era que os homens têm tido mais dificuldades do que as mulheres — isso seria absurdo. As mulheres têm tido momentos monstruosos diante das câmeras para sempre, e espero por Deus que isso esteja mudando".
Além disso, Isaacs acredita que parte da razão pela qual o showrunner Mike White optou por apresentar muitos pênis em The White Lotus (há pelo menos três nesta temporada) é para "corrigir o equilíbrio injusto" da nudez na tela. Ele diz que "as mulheres foram exploradas para sempre no cinema e obrigadas a ficar nuas gratuitamente e a responder perguntas totalmente inapropriadas".
"Eu amo essa história de família": Cena de incesto em The White Lotus não foi feita "para chocar"Ainda assim, ele mantém a crença de que jornalistas perguntando se o pênis de seu personagem é o seu é "embaraçoso e inapropriado".
"Os jornalistas me perguntaram tantas vezes no mesmo dia: 'Você está usando uma prótese?' O que significa: 'Eu vi seu pênis de verdade? É muito importante para mim saber se eu vi seu pênis'. Isso me parece um pouco estranho e um pouco obsessivo", diz Isaacs. "Eu pensei que poderia me divertir rebatendo, mas rebati muito mal", concluiu ele.