Um dos grandes sucessos de bilheteria e crítica do ano passado, Duna: Parte 2 acabou no grupo dos esnobados dessa temporada de premiações, com apenas cinco indicações ao Oscar 2025 e sem Denis Villeneuve na corrida como Melhor Diretor novamente.
A decisão de excluir Villeneuve de uma das principais categorias da premiação foi alvo de críticas até mesmo de um dos atores da saga, que alegou como só lhe restava parar de atuar depois disso. Se a Academia não parece muito impressionada com o trabalho épico do cineasta canadense, outro astro de Duna, enquanto isso, não mede palavras para elogiá-lo.
Amanda Edwards/Getty Images
Em Duna, David Dastmalchian interpreta Piter De Vries, um computador humano que serve ao vilanesco Barão Vladimir Harkonnen (Stellan Skarsgård), papel que Villeneuve o convidou pessoalmente para interpretar e que, numa entrevista para o The Hollywood Reporter, Dastmalchian comentou ter aceitado sem nem pensar duas vezes.
Ele disse que queria que eu interpretasse Piter e que me enviaria o roteiro. 'Já sei que a resposta é sim', afirmei. Eu o seguiria até o fogo. Ele disse 'Vou te encaminhar o roteiro. Acho que você deve lê–lo' e eu falei 'Estou dentro'
A confiança de ambos no trabalho um do outro não vem de agora. O diretor e o ator já colaboraram em outros dois filmes juntos, sendo um deles Os Suspeitos, longa que Dastmalchian credita ter ressuscitado sua carreira após um longo período de estagnação depois de sua estreia em Batman: O Cavaleiro das Trevas.
Duna 3 está chegando com grandes mudanças: Estas são as consequências para o épico de ficção científicaCom o destino trágico de seu personagem em Duna, David Dastmalchian admitiu para o site Cinema Blend já sentir falta de estar no set com Villeneuve e todo o elenco e equipe do filme. Nesse primeiro título, Piter De Vries acaba morto quando Leto Atreides (Oscar Isaac) tenta assassinar o Barão Harkonnen, o que acabou com os sonhos de Dastmalchian de participar da sequência.
“Sinto muito FOMO (em tradução livre: "medo de ficar de fora") agora com certeza. Gostaria de estar lá com minha família Harkonnen e também meus amigos Atreides, mas, mais importante, queria estar com Denis e ver o orgulho em seus olhos e o sorriso em seu rosto enquanto multidões e milhões de pessoas vivenciam essa incrível conquista que ele manifestou", contou o ator sem remorso algum pelo rumo de seu papel na franquia, celebrando Villeneuve por sua visão e talento.
"[Denis Villeneuve] é um ser humano muito especial. E gostaria de estar lá para abraçá-lo e assistir ao filme com ele e uma legião de fãs no cinema lotado porque eu sei o quanto ele se deu para fazer isso acontecer. E sei que o trabalho de sua vida o trouxe para esse momento. Estou muito feliz.”