Minha conta
    Este é um dos melhores filmes de gangster de todos os tempos – sombrio e absolutamente emocionante
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Você gosta de cinema britânico? De thrillers policiais bem construídos, mas também difíceis? E de atores brilhantes trabalhando?

    Na Caçada da Noite foi lançado nos cinemas em 1980. Mas até hoje a influência da emocionante e difícil história de gangster é onipresente. Sexy Beast, Nem Tudo é o que Parece, a franquia ultra-brutal, Guerra Entre Gangues, Lendas do Crime e Os Gângsteres – todos eles pegaram emprestado descaradamente do clássico originalmente intitulado The Long Good Friday. Acima de tudo, os fãs dos suspenses policiais de Guy Ritchie notarão muitos elementos e semelhanças com seus filmes, como Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, RocknRolla - A Grande Roubada e, mais recentemente, Magnatas do Crime.

    O thriller foi a grande chance do ator Bob Hoskins (Brazil, o Filme, Uma Cilada para Roger Rabbit). A vencedora do Oscar, Helen Mirren (A Rainha), Paul Freeman (Os Caçadores da Arca Perdida), Eddie Constantine (Alphaville) e Bryan Marshall (007 - O Espião Que Me Amava). O posterior ator de James Bond, Pierce Brosnan, também fez sua estreia no cinema nesse longa com um papel relativamente pequeno, mas imensamente importante.

    Para assistir este fim de semana na TV: Um dos melhores filmes de gangster de todos os tempos, onde o ator principal brigou no set

    Esta é a história de Na Caçada da Noite

    Harold Shand (Hoskins) leva exatamente a vida que sempre sonhou: é rico, as pessoas ao seu redor o tratam com muito respeito e divide a cama com a bela Victoria (Mirren). O londrino, que vem de uma origem humilde, conquistou esse status com muito esforço e crueldade incondicional – e é por isso que Harold se orgulha de ser um dos chefes do submundo mais poderosos da cidade.

    Mas ele quer ainda mais influência e, portanto, está a planejar aquele que é de longe o seu golpe mais poderoso até à data - ele quer entrar em um grande negócio imobiliário. Para poder fazer isso, porém, Harold precisa de muito dinheiro. Então decide fazer um pacto com o diabo e pega emprestado a quantia que faltava de um mafioso americano (Constantine).

    Mas a partir de então, ele foi atormentado pelo azar. Os acordos de Harold de repente dão errado, bombas explodem e seus seguidores são encontrados mortos um por um. Alguém está claramente atrás de seus negócios e, mais importante, de sua vida. É claro que Harold Shand não quer aceitar isso e começa a investigar, o que o leva na trilha de uma sangrenta campanha de vingança.

    Black Lion Films
    Helen Mirren em Na Caçada da Noite

    Obrigado, George Harrison!

    Na Caçada da Noite está em inúmeras listas de melhores filmes. O British Film Institute, por exemplo, classificou-o em 21º lugar entre os longas-metragens nacionais mais importantes de todos os tempos. A produção de John Mackenzie (O Quarto Protocolo) era, na verdade, destinada à televisão. Mas os executivos da emissora privada ITV ficaram horrorizados quando viram o projeto finalizado no BFI London Film Festival.

    Para que Na Caçada da Noite fosse “transmitido”, deveria conter quase 40 minutos de cenas de violência e nudez, bem como, entre outras coisas, segundo as suas instruções. Todos os palavrões e alusões à guerra civil na Irlanda foram eliminados. Não teria sobrado muita coisa. Felizmente, poucos meses antes da data de transmissão planejada, a HandMade Films (A Vida de Brian, 127 Horas), produtora do guitarrista dos Beatles, George Harrison, comprou os direitos da emissora e transmitiu a obra na íntegra. Um esplendor em telas grandes.

    Black Lion Films

    Ao lado do brilhante Bob Hoskins, Londres desempenha o segundo papel principal, por assim dizer. Como Mackenzie conseguiu retratar a capital britânica como radiante, elegante e glamorosa, mas também sombria, suja e depravada, ainda é simplesmente magnífico de ver hoje. Além do trabalho de câmara de Phil Meheux (007 Contra Goldeneye, 007 - Cassino Royale), a fantástica trilha sonora foi uma ajuda importante. Com sua mistura completamente homogênea de cool jazz, rock nítido e funk pulsante, o compositor Francis Monkman (The Sweeney) contribuiu muito para a atmosfera inconfundível do filme.

    Todos os atores de James Bond classificados do pior ao melhor

    Infelizmente, Na Caçada da Noite não encontra-se disponível no Brasil.

    Na Caçada da Noite
    Na Caçada da Noite
    Data de lançamento 1980 | 1h 53min
    Criador(es): John Mackenzie
    Com Bob Hoskins, Helen Mirren, Pierce Brosnan
    Usuários
    3,1

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top