Minha conta
    No streaming: Este thriller tem uma das cenas de ação mais emocionantes da história do cinema (e é referência até hoje)
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Clássico filme de gangster, tem cena que entrou para a história do cinema mesmo sendo apenas um plano de contingência.

    Se você gosta de filmes de gangster, precisa ver Os Intocáveis. Com um elenco que inclui Kevin Costner, Sean Connery, Robert De Niro e Andy Garcia, que acaba de aparecer no cinema com Os Mercenários 4, e excelente trilha do mestre musical Ennio Morricone, Brian De Palma dirigiu um thriller que é tão emocionante quanto impressionante.

    OS INTOCÁVEIS: QUAL É A HISTÓRIA?

    Os Intocáveis, de Brian De Palma, se passa em Chicago, no auge da Lei Seca. O chefe gangster Al Capone (Robert De Niro) tem a cidade sob controle. Como ele subornou ou chantageou vários funcionários, ninguém parece ser capaz de prejudicá-lo.

    Para lidar com essa situação, o jovem Eliot Ness (Kevin Costner) é contratado como forasteiro para limpar a metrópole. Quando ele percebe que está sozinho no campo devido à corrupção desenfreada, reúne ao seu redor uma equipe pequena e heterogênea em quem pode confiar completamente.

    A luta de estranhos muito diferentes (Sean Connery como um veterano, Andy Garcia como um atirador e Charles Martin Smith como um pequeno nerd) contra o aparentemente todo-poderoso chefe de gangue é cativante. O fã de Hitchcock, Brian De Palma, aperta habilmente o parafuso de tensão repetidas vezes para nos manter atentos.

    Paramount Pictures

    Capone, por exemplo, contra-ataca todos os que se recusam a ser subornados. Um assassino invade o apartamento do velho e honesto policial de rua Malone. De Palma filma o evento a partir da perspectiva do assassino em primeira pessoa, usando elementos do filme de terror que ele tanto adora para criar uma atmosfera misteriosa. Mas um outro momento em particular fez história no cinema.

    A SEQUÊNCIA DA ESTAÇÃO DE TREM EM OS INTOCÁVEIS

    Estamos falando, é claro, da lendária sequência da estação de trem, que é tão brilhante que funciona como um curta-metragem por si só. Mostre a cena para uma pessoa que não sabe nada sobre o resto do filme, não conhece os personagens, e muito provavelmente ela ainda ficará cativada.

    Na verdade, a sequência nunca foi planejada dessa forma. O roteiro pedia um tiroteio em um trem. Mas para o Paramount Studio, replicar um trem autêntico da década de 1930 era muito caro, então De Palma teve que improvisar – e ele se lembrou da famosa cena da escada do clássico filme O Encouraçado Potemkin. Ela foi citada muitas vezes, desde Psicose de Hitchcock até O Poderoso Chefão de Coppola, mas nunca de forma tão brilhante como por De Palma.

    De Palma prova de forma impressionante qual é o poder do cinema. Porque ele só fala da particularidade do cinema: as imagens. Como já dito, você não precisa de nenhum conhecimento prévio da história para achar a cena emocionante.

    De Palma transmite tudo o que conta e é importante apenas com as imagens desta cena, com o posicionamento cuidadoso de todas as personagens e o estabelecimento do conflito. Ele também não precisa de palavras. A cena da escada de Os Intocáveis tem sido uma das cenas de ação lendárias e mais emocionantes da história do cinema.

    Os Intocáveis
    Os Intocáveis
    Data de lançamento 22 de outubro de 1987 | 1h 59min
    Criador(es): Brian De Palma
    Com Kevin Costner, Sean Connery, Charles Martin Smith
    Usuários
    4,4

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top