Minha conta
    Clint Eastwood não sabia que estava rejeitando uma obra-prima quando não quis fazer parte deste famoso filme: “Não entendi muito”
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Passar 16 semanas nas Filipinas foi decisivo em sua decisão. Depois da boa recepção do filme, é um mistério se algum dia ele se arrependeu.

    Apocalypse Now é uma das grandes obras-primas do cinema e, 45 anos após o seu lançamento, nenhum filme de guerra conseguiu superá-lo. Baseado no livro Coração das Trevas, de Joseph Conrad, Francis Ford Coppola surgiu com uma abordagem única para mostrar a atrocidade da Guerra do Vietnã, mas o longa-metragem demorou mais de uma década para se tornar realidade. O primeiro roteiro da produção foi obra de John Milius e, embora já tivesse sido adquirida pela Warner Bros., ficou na gaveta por não ter conseguido encontrar um diretor para assumir seu comando. E assim chegou a Coppola, que assumiu os direitos e, após não conseguir encontrar um cineasta, decidiu assumir ele mesmo a direção.

    Uma vez obtidos o financiamento e o orçamento, encontrar os atores que interpretariam os protagonistas também foi uma tarefa que demorou mais do que o esperado, já que havia sido decidido que as filmagens aconteceriam nas Filipinas e isso representava um problema para algumas estrelas. Uma delas foi Clint Eastwood, que recusou a oportunidade de estar em Apocalypse Now sem ter a menor ideia de que estava recusando uma obra-prima.

    Ele mesmo falou sobre isso em entrevista ao The Hollywood Reporter em 2015, na qual lembrou que Francis Ford Coppola o chamou para viver o personagem que Martin Sheen interpretaria mais tarde no filme de 1979. “Ele me perguntou se eu queria interpretá-lo e eu disse: 'Uau, não sei. Não sei se entendi muito bem'. Eu tinha lido Coração das Trevas quando era jovem e sabia para onde estava indo, mas disse não”.

    Hoje no streaming: Neste filme injustamente esquecido, Clint Eastwood manipula armas de maneira formidável

    O plano de filmagem incluindo 16 semanas de gravações nas Filipinas o fez recuar: "Não acho que posso ficar tanto. Eu iria para as Filipinas por 16 semanas". Além disso, Eastwood lembra que o ator Steve McQueen, que originalmente era o ator que Coppola escolheu para interpretar Willard, tentou convencê-lo a manter o personagem principal para que pudesse interpretar um com menos exigências.

    "Ele me disse: 'Por que você não vem fazer esse papel?' Eu disse a ele que achava que ele iria interpretar pois tinha lido em algum lugar e ele disse: 'Não, não. Eu quero ser Kurtz'", disse ele, papel que Marlon Brando acabou desempenhando. "Recebo o mesmo dinheiro e só tenho que trabalhar duas semanas".

    Eastwood gostou da proposta, mas a ideia de filmar longe por tanto tempo acabou sendo decisiva: "Eu disse a ele que não sabia se deveria ir para as Filipinas e que talvez houvesse muitos fatores desconhecidos lá, que eu tinha acabado de construir uma casa e tudo mais. Pensei: 'Não, não quero ficar fora por tanto tempo'”.

    American Zoetrope

    É um mistério se teria agido de forma diferente se soubesse que o filme acabaria sendo aquela verdadeira maravilha, mas no final foram Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen que interpretaram os personagens principais do filme. De qualquer forma, Eastwood foi poupado de uma filmagem que mais tarde seria lembrada como um pesadelo por alguns dos envolvidos, a começar pelo próprio Coppola, que perdeu 30 quilos e teve que enfrentar diversos problemas durante mais de meio ano.

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    Apocalypse Now
    Apocalypse Now
    Data de lançamento 26 de outubro de 1979 | 3h 02min
    Criador(es): Francis Ford Coppola
    Com Martin Sheen, Frederic Forrest, Robert Duvall
    Usuários
    4,2
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top