Minha conta
    Foi e ainda é o melhor e mais perturbador filme de guerra de todos os tempos, mas não foi concluído até 40 anos depois
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Uma jornada psicodélica pelo inferno cruel da Guerra do Vietnã.

    Apocalypse Now não é apenas um monumento cinematográfico impressionante que contém imagens tão intensas e assombrosas quanto visualmente espetaculares. Baseado no Coração das Trevas, de Joseph Conrad, Francis Ford Coppola encontrou uma abordagem única para contar as atrocidades da exploração e do colonialismo, bem como as consequências da brutalidade da Guerra do Vietnã.

    Foi lançado em 1979 e, até hoje, nenhum outro filme de guerra conseguiu superá-lo. A obra-prima de Coppola, Apocalypse Now, estreou no Festival de Cannes daquele ano. A versão teatral foi cortada e editada, diferente do que Coppola tinha em mente. Eles estavam com medo de que a duração e o tom surreal do filme pudessem afastar alguns espectadores dos cinemas, então, para tornar o filme o mais adequado possível para as massas, cortes significativos foram feitos.

    Apocalypse Now
    Apocalypse Now
    Data de lançamento 26 de outubro de 1979 | 3h 02min
    Criador(es): Francis Ford Coppola
    Com Martin Sheen, Frederic Forrest, Robert Duvall
    Usuários
    4,2
    Assista agora

    Anos depois, Coppola percebeu que não estava feliz com a versão que havia chegado aos cinemas. O tom de vanguarda do filme, e especificamente os interlúdios psicodélicos, são fundamentais para retratar a violência, a loucura e o caos da guerra, exatamente como o cineasta pretendia. Esses itens não apenas refletiram a compreensão geral desta guerra, mas também atingiram o espírito artístico daqueles anos.

    Em outras palavras, o diretor não ficaria feliz até que fizesse outra versão e, portanto, nasceu Apocalypse Now: Redux, no qual Coppola empacotou todas as cenas que haviam sido vítimas da versão cinematográfica de 1979. No total, 202 minutos de pura loucura de guerra — quase 50 minutos a mais do que o original. Ele ficou satisfeito por alguns anos, mas depois percebeu que tinha negócios inacabados.

    COPPOLA REALIZANDO SEU SONHO 40 ANOS DEPOIS

    Para o maior prazer dos fãs, em 2020, por ocasião do 40º aniversário do filme, o cineasta começou a trabalhar mais uma vez e lançou a versão Final Cut, onde o longa-metragem é melhor organizado e coerente do que a versão Redux.

    Para esta nova versão, o negativo original foi digitalizado no formato 4K, o que exigiu 11 meses de trabalho para poder restaurar nada menos que 300.173 quadros. Coppola deve ter ficado mais do que feliz em ver a nitidez das imagens.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top