Minha conta
    AdoroCinema faz 24 anos hoje e estes são os filmes favoritos da redação; já assistiu a todos?
    Stephany Mariano
    Stephany Mariano
    Redatora apaixonada por entretenimento e cultura, tem a música como companhia para todos os momentos. No tempo livre adora maratonar doramas com Park Seo Joon e séries de comédia e suspense.

    Estamos completando mais um aniversário e nada melhor para comemorar do que revisitar as primeiras experiências no cinema e listar nossos filmes favoritos.

    A idade chega para todos e nem mesmo o AdoroCinema escapa. Bom, há um pouco de drama nessa frase pois estamos completando 24 anos, por tanto, pode se dizer que somos um jovem adulto, que diga-se de passagem, conquistou uma bela carreira se debruçando nas graças da sétima arte. Durante esse período, muitas coisas mudaram, mas uma delas permanece a mesma: a paixão pelo cinema.

    Para celebrar essa data tão importante, convidamos toda a redação a revisitar suas memórias e falar um pouco sobre suas primeiras experiências no cinema e nos contar qual foi a primeira história que assistiram nas telonas.

    Claro que depois de se apaixonar por esse universo colecionamos muitos títulos, mas qual obra ganhou o posto de filme favorito entre a redação do AdoroCinema?! Confira a lista abaixo para saber e quem sabe até se identificar com alguma escolha!

    Qual foi o primeiro filme que você assistiu no cinema?

    Júlia (estagiária)

    "Minha primeira ida ao cinema foi para ver O Segredo dos Animais, em 2006, quando eu tinha só 4 aninhos. Foi praticamente uma excursão com meus amigos da creche e eu lembro de ficar tentando recriar as cenas de ação do desenho nas escadas da sala. Confesso que tive que perguntar para a minha mãe para lembrar o nome do filme, mas a memória estava guardada lá no fundo da cabeça!"

    Quais filmes traumatizaram a redação do AdoroCinema na infância?

    Iris (estagiária)

    "O primeiro filme que eu vi no cinema foi Shrek 3, com a minha madrinha, eu tinha 5 anos. A única memória que eu lembro desse dia é de assistir atentamente a cena em que Shrek descobre que vai ser pai. Lembro de ter achado engraçadíssimo, apesar de minha madrinha contar que ela achou que eu estava detestando o filme por não dar uma risada no cinema, mas na verdade eu só estava prestando atenção e lembro de ter amado!"

    Warner Bros.

    Lara (coordenadora de audiência)

    "O primeiro filme que vi no cinema foi FormiguinhaZ, em uma excursão com a escola. Lembro que as cenas ficaram vivas na minha mente por muito tempo, principalmente quando tinha contato com formigas."

    Giovanna (redatora)

    "Meu primeiro filme no cinema foi nacional: Xuxa Abracadabra, em 2003. Eu tinha 4 anos, e lembro da sensação de empolgação em estar entrando em uma sala de cinema pela primeira vez! E claro, eu era obcecada pela Xuxa, tinha acabado de participar de uma gravação de Xuxa no Mundo da Imaginação. Tenho certeza que meus pais me deixaram escolher o filme."

    Maria (estagiária)

    "Sempre achei que meu primeiro filme no cinema foi "A Família do Futuro" (2007), mas acabei descobrindo que na verdade foi "Espanta Tubarões", uma obra-prima que reúne Martin Scorsese, Robert de Niro e Will Smith. Não há como ser mais cult que isso aos 4 anos. Lembro vagamente desse dia, mas definitivamente é um filme que guardo com muito carinho."

    DreamWorks

    Bruno (redator)

    "Meu primeiro filme no cinema foi Homem-Aranha 2 (2004), com Tobey Maguire. Eu era MUITO fã do Homem-Aranha quando pequeno, inclusive tive festa de aniversário temática dele. Uma coisa que nunca esqueço é que voltei super empolgado para casa depois de assistir o filme no cinema, achando que eu era o próprio Homem-Aranha no meu quarto (até escalando a parede e me jogando no colchão)."

    Stephany (estagiária)

    "O primeiro filme que vi no cinema foi Bee Movie, em 2007, quando eu tinha 6 anos. Eu sempre gostei de filmes com animais e bichos falantes como Alvin e os Esquilos e Shrek, então eu fiquei fascinada de ver como as coisas funcionavam dentro de uma colmeia. Lembro que uma frase que me marcou muito foi da protagonista tentando defender a pequena abelha e dizendo 'por que a vida dela vale menos do que a sua?'"

    Diego (redator)

    "Tive uma experiência curiosa com Tarzan, a animação da Disney de 1999 que para muitos é a versão definitiva da história deste icônico personagem. Lembro-me de ficar morrendo de medo dos primeiros minutos do filme - até hoje ainda são sequências bem amedrontadoras, já reviu? -, e chorar um bocado com minha mãe. Passado o momento de terror, eu fiquei deslumbrado com aquela animação cheia de cores e vida na telona. Depois não queria ir embora."

    Disney

    Aline (editora)

    "O primeiro filme que assisti no cinema foi Hércules e, além de me lembrar de detalhes da história, guardo com carinho as memórias do “passeio”. Consigo me lembrar da sala e até do brinde do lanche que eu e minha mãe comemos após a sessão. Embora nunca tenha tido tanto apego com filmes da Disney, Hércules é uma figura que tem um lugar especial nas minhas lembranças – e também tem um dos MAIORES e MELHORES vilões animados (ninguém acima de Hades!)."

    Nathalia (redatora)

    "A primeira vez que fui ao cinema foi em novembro de 2013. Em um dia deprê, eu liguei para a minha estação de rádio favorita e pedi para tocarem uma pedrada da One Direction. Acabei sendo a ligação premiada que ganhou um par de ingressos para assistir a qualquer filme que eu quisesse. Nem saberia dizer o que mais estava em cartaz naquela época, já que Meu Passado Me Condena roubou toda a minha atenção — amo Fábio Porchat, amo homens engraçadinhos. Lembro até hoje de como foi entrar na sala grande e escura, da minha surpresa com a potência do som e da telona na minha frente, e, claro, das risadinhas que soltei com o filme."

    E agora, qual é o seu filme favorito?

    Lara (coordenadora de audiência)

    "Meu filme favorito é Que Horas ela Volta, da Anna Muylaerte. Não importa quantas vezes eu assista, esse filme continua me proporcionando várias emoções distintas ao mesmo tempo. É uma história muito brasileira, e me encanta em cada detalhe por representar de forma fiel nossa sociedade."

    Iris (estagiária)

    "Meu filme favorito é Edward Mãos de Tesoura com o Johnny Depp e a Winona Ryder. Esse filme fez com que eu me interessasse pelo cinema, lembro que depois que eu o assisti a primeira vez, eu fui em seguida pesquisar e ver todas as entrevistas possíveis dos atores e o making off do filme, fiquei encantada."

    Júlia (estagiária)

    "Por muito tempo esse posto era de Hércules, da Disney, mas Richard Linklater me conquistou de jeito com Antes do Amanhecer. Não tem nada mais romântico e singelo do que ver Ethan Hawke e Julie Delpy tagarelando, dançando e se beijando pelas ruas de Viena. Queria ter o roteiro impresso só pra grifar e fazer notas de rodapé nas minhas cenas favoritas - ia estar todo rabiscado!"

    Warner Bros.

    Giovanna (redatora)

    "São várias respostas, né? Muitos filmes mudaram a minha vida. Mas, acho que preciso escolher Dog Day Afternoon (Um Dia de Cão), com o Al Pacino, por considerar esse filme realmente perfeito. No entanto, é preciso confessar meu amor por Rocky, um Lutador… Ou toda a franquia - com exceção de Rocky V."

    Para assistir no Prime Video: Ação extravagante de 4 horas e meia com Sylvester Stallone, que fica mais brutal a cada minuto

    Maria (estagiária)

    A lista é enorme e sem dúvida pode variar com o tempo e com o meu estado emocional, mas um filme que nunca sairá da minha lista de favoritos é "O Labirinto do Fauno", de Guillermo del Toro. Lembro claramente de alugar esse filme com as cenas pós-créditos do making-off e ficar fissurada em entender como o mundo do cinema funciona, principalmente a criatividade de del Toro. Foi ele que deu aquele empurrãozinho para me apaixonar pelo audiovisual.

    Stephany (estagiária)

    Bom, essa é uma escolha muito difícil, mas se tivesse que dizer um agora seria Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, simplesmente porque é um dos filmes mais lindos que eu já vi na vida e com certeza me marcou muito. Não costumo ser fã de romances, mas esse aqui, foi capaz de me deixar reflexiva por umas duas semanas ao ponto de eu precisar escrever sobre ele para superar o avalanche de emoções que acontece entre Joel e Clementine. Mas, também preciso confessar que meu eterno favorito é Coraline e o Mundo Secreto, aqui a questão é o apego emocional e as memórias de infância, obrigada por tanto Neil Gaiman."

    Universal Pictures

    Bruno (redator)

    "Meu filme favorito é O Iluminado (1980), que une duas coisas que eu amo: Stanley Kubrick e Stephen King – por mais que ele odeie essa adaptação. Mas sou fascinado em como o filme constrói o terror, com a loucura progressivamente consumindo o protagonista Jack Torrance (em uma atuação assustadora de Jack Nicholson) e a ambientação opressiva no Hotel Overlook, que praticamente tem vida própria. Eu amo terror, meu gênero favorito, e O Iluminado tem um lugarzinho especial no meu coração. Inclusive, o livro do King também é um dos meus favoritos da vida."

    Diego (redator)

    "Essa é uma questão muito difícil, que particularmente varia de acordo com a época. Mas posso dizer que Frances Ha é um dos meus filmes favoritos. Assisti essa belezinha no primeiro ano da faculdade na Mostra de SP e fiquei encantando na forma como Noah Baumbach filma Greta Gerwig, mostrando toda a sua vulnerabilidade e força. É hipnotizante! Assim como Frances, a gente tem uma enxurrada de inseguranças no início da vida adulta. Nada está certo, nem tudo dá certo, mas a insistência e a vontade de viver moldam caminhos. Nunca esqueço a cena de Frances correndo ao som de Modern Love, de David Bowie. Uma das minhas favoritas."

    Aline (editora)

    "Essa resposta pode ou não ter data de validade porque já tive alguns filmes favoritos diferentes ao longo da vida, mas O Lagosta, de Yorgos Lanthimos, sempre me vem à mente. Acho que o que me encanta é o conjunto da obra: a marca visual impactante do diretor, com uma premissa muito curiosa (uma sociedade em que pessoas são transformadas em animais caso não encontrem parceiros românticos a tempo) e a discussão que se desenvolve a partir daí e mistura – como vimos mais recentemente em Pobres Criaturas – fantasia e realidade em um universo profundo e encantador."

    Element pictures

    Nathalia (redatora)

    "Essa é sempre uma pergunta difícil e cheia de respostas possíveis dependendo da época da minha vida. Mas, aqui, vou considerar o filme que eu poderia assistir 7483028474929 vezes — e provavelmente o fiz — com o mesmo quentinho no coração: Dias Melhores, de Derek Tsang. Embora o longa-metragem envolva temas sensíveis como bullying e suicídio, a dupla de protagonistas faz o amor florescer em ambientes inóspitos."

    Dias Melhores
    Dias Melhores
    Data de lançamento 25 de outubro de 2019 | 2h 15min
    Criador(es): Derek Tsang
    Com Zhou Dongyu, Jackson Yee, Jue Huang
    Usuários
    3,9
    Assista agora em MUBI

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top