A 96ª edição do Oscar foi responsável por uma das seleções mais interessantes da premiação em relação aos últimos anos. Com dez ótimas produções na disputa pela categoria principal, a honraria premiou Oppenheimer com 7 estatuetas de ouro, incluindo a de Melhor Filme.
Com vitórias distintas ao longo da premiação, é interessante observar tanto a qualidade de cada projeto como a versatilidade das histórias propostas. Entre tantas produções de sucesso, duas delas estão chegando ao streaming nos próximos dias - a oportunidade perfeita para ver ou rever filmes que deram o que falar nesta temporada.
Le Pacte/A24
Anatomia de Uma Queda estreia em 21 de março no Prime Video, enquanto Zona de Interesse chega no dia 31 na plataforma da Amazon. Juntos, os filmes conquistaram 3 vitórias no Oscar 2024. Vale ressaltar que as adições devem acontecer no catálogo regular do serviço de streaming, sem custos adicionais.
Dirigido pela cineasta francesa Justine Triet e ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original (Justine Triet e Arthur Harari), Anatomia de Uma Queda também foi indicado aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Sandra Hüller) e Melhor Montagem.
O filme conta a história de Sandra, uma mulher que vive isolada nos Alpes Franceses com seu marido Samuel e o filho. Quando Samuel é encontrado morto, Sandra se torna a principal suspeita por assassinato. O julgamento se transforma em uma jornada psicológica pela conturbada relação do casal. O longa-metragem ganhou a Palma de Ouro na última edição do Festival de Cannes.
Em Zona de Interesse, o comandante de Auschwitz, Rudolf Höss e sua esposa se esforçam para construir uma vida bucólica para sua família em uma casa ao lado de um campo de concentração. Mas tudo o que eles construíram é ameaçado quando ele é transferido para um novo campo.
Diretor de Zona de Interesse, vencedor na categoria de Melhor Filme Internacional, faz discurso importante sobre Gaza no palco do OscarDirigido por Jonathan Glazer, o longa levou duas estatuetas nas categorias Melhor Filme Estrangeiro (Reino Unido) e Melhor Som, e concorreu ainda aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado (Jonathan Glazer). Foi vencedor do Grand Prix de Cannes em 2023.