Minha conta
    Diretor de Zona de Interesse, vencedor na categoria de Melhor Filme Internacional, faz discurso importante sobre Gaza no palco do Oscar
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Zona de Interesse venceu dois prêmios no Oscar 2024 e o diretor Jonathan Glazer fez um discurso importante sobre Gaza.

    O Oscar 2024 ficou marcado pelo domínio de Oppenheimer, que foi o grande vencedor com sete estatuetas, e também pelas manifestações políticas na cerimônia.

    Como Zona de Interesse consegue ser um dos filmes mais impactantes sobre o Holocausto, sem mostrar nenhuma cena de violência

    Billie Eilish, Mark Ruffalo e outros artistas usaram um bottom vermelho do Artists4Ceasefire na premiação, uma manifestação pedindo cessar-fogo para Israel no conflito contra Palestina. Zona de Interesse venceu como Melhor Filme Internacional no Oscar 2024 e o diretor Jonathan Glazer fez um discurso importante sobre Gaza, defendendo o povo palestino e relacionando as tragédias com as temáticas do filme.

    "Todas as nossas escolhas foram feitas para nos refletir e nos confrontar no presente, não para dizer 'vejam o que eles fizeram naquela época', mas vejam o que fazemos agora. Nosso filme mostra onde a desumanização leva ao pior. Isso moldou todo o nosso passado e presente. Neste momento, estamos aqui como homens que refutam o fato de que o judaísmo e o holocausto foram sequestrados por uma ocupação que gerou conflitos para tantas pessoas inocentes. Sejam as vítimas de 7 de outubro em Israel ou do ataque contínuo a Gaza, todos são vítimas dessa desumanização", disse Glazer no discurso.

    Zona de Interesse se passa na Segunda Guerra Mundial, quando Rudolf Höss (Christian Friedel), o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig (Sandra Hüller), desfrutam de uma vida aparentemente comum e bucólica, em uma casa com jardim. Mas, por trás da fachada de tranquilidade, a família feliz vive ao lado do campo de concentração de Auschwitz. O dia a dia destes personagens se desenrola entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso, do qual, eles também são diretamente responsáveis.

    Zona de Interesse
    Zona de Interesse
    Data de lançamento 15 de fevereiro de 2024 | 1h 45min
    Criador(es): Jonathan Glazer
    Com Christian Friedel, Sandra Hüller, Lilli Falk
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    5,0
    Ver sessões (2)

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top