Minha conta
    "Detesto Duna intensamente": Este autor de uma das maiores sagas de fantasia odiava a ficção científica de Frank Herbert
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    O escritor não tinha coisas muito boas a dizer sobre Duna.

    Ninguém duvida que O Senhor dos Anéis e Duna estejam entre as sagas literárias fundadoras da fantasia e ficção científica no século XX. Mas, ao que tudo indica, um dos autores não gostava nem um pouco da obra-prima do outro.

    Uma opinião reservada, mas enfática

    Sabemos que, com Duna, Frank Herbert influenciou desde Alien a Blade Runner e, acima de tudo, Star Wars, mas J.R.R. Tolkien não viu graça alguma na história. Sua opinião foi encontrada em uma carta que o autor escreveu em 1966, um ano após a publicação de Duna:

    Na verdade, detesto Duna intensamente, e nesse infeliz caso o melhor e o mais justo para outro autor é permanecer em silêncio e recusar-se a comentar

    As razões pelas quais ele não gostou só são conhecidas por ele. Muitos acreditam que Tolkien, sendo um católico devoto - a ponto de ajudar C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, a retornar ao cristianismo -, pode ter tido seus conflitos com a obra muito mais cínica de Herbert.

    O próprio Tolkien descreveu O Senhor dos Anéis como "uma obra fundamentalmente religiosa e católica", rica em simbolismo cristão, enquanto Duna experimenta e distorce as religiões abraâmicas com uma versão cínica do herói e da religião.

    Warner Bros.

    A realidade é que as duas franquias continuam a definir em grande escala a cultura popular, atualmente com uma série milionária do Prime Video de um lado, e uma sequência que está varrendo as bilheterias de outro.

    Duna: Parte 2
    Duna: Parte 2
    Data de lançamento 29 de fevereiro de 2024 | 2h 46min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,5
    Ver sessões (16)

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top