Minha conta
    Para ver hoje no streaming: O início da saga mais épica de todos os tempos, o projeto dos sonhos de Peter Jackson que mudou a história do cinema
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Se você consegue cantarolar a trilha sonora de Howard Shore do início ao fim, você está no lugar certo.

    As regras não escritas de Hollywood indicam que é praticamente impossível filmar um filme B sangrento da Nova Zelândia em 1992 e, menos de uma década depois, lançar a trilogia mais ambiciosa da história do cinema. E, no entanto, Peter Jackson foi capaz de quadrar o círculo ao executar sua versão de O Senhor dos Anéis. E quando adolescente, ao assistir pela primeira vez a versão animada de Ralph Bakshi, ele nem fazia ideia de que havia um livro ou quem era J.R.R. Tolkien. Mal sabia ele que isso mudaria sua vida para sempre.

    Presidente da comunidade (do ringue)

    Inteligência artificial mostra como seria Frodo de O Senhor dos Anéis conforme os livros – e ele é BEM diferente dos filmes

    Não sei se você viu a versão de O Senhor dos Anéis de Bakshi, mas, não importa quantas técnicas novas ele usou na época, não é objetivamente boa. Além do mais, permanece com o final de As Duas Torres, prometendo uma conclusão que nunca chegaria. Além do mais, Jules Bass e Arthur Rankin Jr., que já fizeram uma adaptação muito inferior de O Hobbit, fariam sua própria versão de O Retorno do Rei em 1980 na forma de um especial de televisão, para grande aborrecimento de Bakshi.

    Mas Peter Jackson não se importava mais com a versão de Rankin e Bass, porque, graças a Bakshi e sua ânsia de saber o que aconteceria a seguir, ele havia se tornado um fã de J.R.R. Tolkien. Devorou O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion com aquela convicção que só os adolescentes podem ter de que, um dia, ele seria o encarregado de levar a trilogia para as telonas. No fundo, aquele realizador que aprendeu a cortar cabeças em 1987 para o seu filme de estreia, o maravilhoso Trash - Náusea Total, preparava-se para representar a Região como ninguém o tinha feito antes.

    New Line Cinema

    Quando chegou a hora de apresentar seu projeto suicida a Harvey Weinstein, Jackson propôs um plano bastante lógico: primeiro eles fariam um filme de O Hobbit e, se fosse bem-sucedido, lançariam dois filmes que encapsulassem a magnum opus de Tolkien. No entanto, Weinstein, que não tinha os direitos da obra mais curta, não conseguiu obtê-los e eles foram direto para as filmagens de A Sociedade do Anel. O resto, como dizem, é história antiga da Terra Média.

    Estou a caminho de Moria, onde você está indo?

    A princípio, a Miramax queria fazer apenas um filme, muito preocupada com o gasto monetário. E mais: um longa de apenas duas horas, ao invés das quatro horas solicitadas por Peter Jackson que viu seu sonho desabar na sua frente. Ainda, para tentar fazê-lo desistir da ideia, Weinstein ameaçou contratar Quentin Tarantino como diretor (o que teria sido, francamente, fascinante). No final, com a ajuda da New Line, ele concordou em fazer uma trilogia no estilo de Jackson.

    New Line Cinema

    O orçamento foi, para toda a trilogia, de 281 milhões de dólares, menos do que o de filmes individuais como Vingadores: Era de Ultron, Star Wars: O Despertar da Força ou Velozes e Furiosos 10. Na verdade, hoje, se a trilogia fosse considerada um longa completo de mais de dez horas, ela nem entraria no top 15 das produções mais caras da história do cinema. E ainda assim, desde a estreia de A Sociedade do Anel em 2001, a produtora percebeu que tinha doces nas mãos. O público correu ao cinema, foi o segundo filme de maior bilheteria do ano (depois de Harry Potter e a Pedra Filosofal) e fez com que aquele adolescente com delírios de grandeza finalmente soubesse que estava certo o tempo todo.

    Se você ainda não viu O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (sério?) ou não pode deixar de querer rever sua magnificência, seus efeitos práticos, seu elenco incrível e seu roteiro adaptando o impossível (apesar da ausência de Tom Bombadil), o filme está disponível no catálogo do Max (anteriormente HBO Max) e do Prime Video.

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top