Minha conta
    Peter Jackson recusou fazer uma mudança chocante em O Senhor dos Anéis dos livros de Tolkien, apesar da pressão dos produtores
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O diretor evitou uma mudança chocante para um dos personagens do filme que poderia ter indignado os fãs de O Senhor dos Anéis.

    As adaptações de O Senhor dos Anéis foram um fenômeno sem igual, conquistando o grande público e também recebendo aplausos dos maiores fãs dos livros de J.R.R. Tolkien, em sua maioria mantendo grande fidelidade ao texto original (embora seja sempre polêmica a ausência de Tom Bombadil). Peter Jackson teve que trabalhar como nunca em sua vida para manter a essência de um texto fundamental para o gênero fantasia.

    O Senhor dos Anéis: Filmes seriam muito diferentes se fossem feitos hoje, diz intérprete de Frodo

    O processo teve suas reviravoltas, muitas reescritas para ter uma trilogia consistente onde cada filme se destacasse por si só. Mas o diretor também teve que lidar com os apontamentos dos produtores, que estavam mais desconfiados sobre como essas adaptações poderiam ser recebidas pelo público. É notório o caso de quando Harvey Weinstein exigiu que Jackson fizesse apenas dois filmes, por exemplo.

    Livrar-se de Weinstein não foi o fim de seus problemas com os produtores. Como Dominic Monaghan e Billy Boyd, os atores de Merry e Pippin, revelaram ao IGN, de cima veio a exigência de fazer uma mudança radical em relação aos romances de Tolkien: matar um dos quatro hobbits, escolhendo entre os mencionados, Frodo e Sam. O que vai bem contra o espírito do texto original, e que supostamente veio da New Line Cinema.

    Peter Jackson estava sendo pressionado de cima para que um dos quatro Hobbits morresse no filme, mesmo que eles sobrevivessem nos livros. Felizmente, Jackson não sucumbiu às demandas dos produtores

    Este processo não especificou que um personagem morreria, mas para Monaghan estava claro qual dos quatro tinha todos os votos. Os personagens de Elijah Wood e Sean Astin eram intocáveis, o coração do filme, e Pippin desenvolve um relacionamento especial com Gandalf. Tudo indicava que, se alguém fosse executado, seria Merry.

    "É uma coisa boa que não tenha acontecido, porque teria acontecido comigo", explicou Monaghan, aliviado. O ator atribuiu sua sobrevivência à luta de Peter Jackson para preservar a essência do filme. "Peter [Jackson] respondeu-lhes muito legitimamente que foi uma obra monumental e que devemos ficar próximos do texto original. E ele defendeu sua posição. Estou grato por isso não ter acontecido".

    Mesmo que elementos tivessem que ser removidos e modificações feitas, o que era importante tinha que ser preservado. E assim foram forjados três filmes essenciais.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top