Minha conta
    “Eles não estavam preparados para ver babuínos com metralhadoras”: Esse diretor foi demitido após apenas três dias de filmagem, mas isso não salvou o filme
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Uma obra de terror e ficção científica que é considerada uma das produções mais problemáticas da história.

    New Line Cinema

    Estrelado por Marlon Brando, Val Kilmer e David Thewlis e adaptado de uma famosa obra de H.G. Wells, o filme de ficção científica e terror A Ilha do Dr. Moreau tinha potencial para ser um sucesso, mas no final foi um fracasso tanto financeiro quanto de crítica, e sua produção foi um verdadeiro pesadelo. Tanto que é considerada uma das produções mais problemáticas da história de Hollywood e até se tornou o tema de um documentário 18 anos depois, revelando alguns dos problemas que ocorreram nos bastidores.

    A Ilha do Dr. Moreau
    A Ilha do Dr. Moreau
    1h 35min
    Criador(es): John Frankenheimer, Paul Rubell, Adam P. Scott
    Com David Thewlis, Fairuza Balk, Ron Perlman
    Usuários
    3,7

    Embora uma adaptação do romance de Wells já tivesse sido produzida em 1977, o filme de 1996 foi um projeto pessoal do diretor Richard Stanley, que adorava o livro desde criança. Depois de passar quatro anos desenvolvendo o projeto, Stanley recebeu a confiança da produtora New Line Cinema, que propôs Brando como o candidato perfeito para o papel principal do Doutor Moreau, um geneticista misterioso que reside em uma ilha remota e que possui um enorme exército de criaturas como resultado de seus experimentos com animais.

    Como foi contado ao longo dos anos, os problemas com A Ilha do Dr. Moreau começaram no período que antecedeu as filmagens: a New Line Cinema ofereceu o projeto a outro diretor e Staley teve que pedir ajuda a Brando para manter o trabalho.

    Enquanto isso, Bruce Willis, que havia sido escalado como co-protagonista para interpretar o negociador da ONU Edward Douglas, que chega à ilha após um acidente de avião, deixou o projeto pouco antes do início das filmagens e teve que ser substituído, levando a mudanças que afetaram pessoas que não tinham culpa.

    New Line Cinema

    Substituindo Bruce Willis

    Para substituir Willis, a produção contratou Val Kilmer, mas o ator não queria passar tanto tempo filmando, então mudaram seu personagem e demitiram James Wood, enquanto David Thewlis assumiu o papel de Edward. Outro grande problema antes do início das filmagens foi o resultado de um evento trágico: a filha de Marlon Brando, Cheyenne, cometeu suicídio e o ator se isolou por um tempo em sua ilha particular.

    Nesse cenário, o início das filmagens foi quase um milagre, mas três dias após o início, Stanley foi demitido e substituído por John Frankenheimer. O principal problema era que o diretor e a produtora não estavam em sintonia, e as tensões anteriores não haviam ajudado a melhorar o relacionamento.

    Ao mesmo tempo, foi relatado que Kilmer tinha uma atitude muito desagradável e um comportamento ruim, uma situação pela qual Stanley foi responsabilizado. A New Line Cinema demitiu Stanley, que ainda está listado como roteirista do filme, por fax, e o cineasta ficou tão ofendido que se recusou a simplesmente ir embora.

    New Line Cinema

    "Babuínos com metralhadoras"

    O que aconteceu foi tão tenso e surreal que não é de se admirar que exista um documentário sobre isso: Lost Soul - Richard Stanley, a Maldição de A Ilha do Dr. Moreau. Mas o próprio Richard Stanley contou a história completa em uma entrevista de 2015 à Vice.

    “As pessoas não estavam preparadas para ver babuínos com metralhadoras”, lembrou o diretor. “A maior reclamação da produção era que eu passava muito tempo com os animais. Hoje em dia, os efeitos especiais são a parte mais importante do filme, e as pessoas vão a filmes como Planeta dos Macacos: O Confronto para ver as criaturas, não os atores que as apoiam.”

    “Eles me demitiram e contrataram Frankenheimer porque ele tinha a reputação de lidar com atores difíceis e acharam que ele poderia enfrentar Marlon Brando e Val Kilmer. A primeira coisa que ele fez foi se afastar das criaturas e delegar a direção a Peter Elliott, que era um especialista em comportamento de primatas. Como ele também participava do filme, dirigiu a maior parte do filme por trás do focinho de um macaco. A partir daí, o filme começou a se desenvolver.”

    Ao se recusar a pegar o voo que a produtora lhe deu para voltar a Hollywood, com a condição de ficar afastado para receber sua remuneração integral, Stanley disse que buscou uma forma de continuar próximo do set de filmagens.

    “No início, encontrei um lugar para ficar na floresta tropical. Tomei cuidado ao me aproximar do filme, pois me disseram enfaticamente que, se eu fosse pego conversando com algum dos membros do elenco ou se estivesse a menos de 40 quilômetros do set, perderia qualquer direito financeiro sobre meus honorários. Como nunca levantei a voz, nem dei um soco ou cruzei os limites na produção, eles tiveram que me pagar.”

    Depois, ele foi além e começou a entrar no set disfarçado de criatura: “Quando você usa maquiagem, fica invisível. Eles tratavam as pessoas-fera como se fossem animais. Então, eu sabia que se fingisse ser um cachorro, ninguém me notaria. Fiz isso por curiosidade mórbida, na verdade. Os figurantes me disseram que se eu entrasse no set e visse o que estava acontecendo, eu me sentiria muito melhor. O que era verdade. Antes disso, eu estava de mau humor na floresta tropical”.

    Stanley lembrou ainda que Brando sempre foi gentil com ele, enquanto Kilmer veio se desculpar por seu comportamento: “Val me pediu desculpas na festa de despedida. Ele me abraçou e me disse o quanto estava arrependido. Embora não tenha sido totalmente culpa dele, eu lhe disse que era tarde demais”.

    Com toda essa história, o impossível se tornou possível e o filme foi lançado em 1996. Mas o resultado foi um fracasso de bilheteria, com perdas milionárias e uma péssima recepção por parte do público e da crítica.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top