Minha conta
    Imperdível no streaming: 60 anos de um dos melhores filmes românticos da história, que inspirou Barbie e La La Land
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Greta Gerwig e Damien Chazelle devem muito a esse musical pouco convencional.

    Nas grandes obras do passado, você encontra os detalhes que marcam os filmes mais relevantes da atualidade, pois para além dos sucessos efêmeros, os verdadeiros fenômenos são conhecidos por pessoas que tomam decisões, e estas são influenciadas por algo que os marcou anteriormente. Assim, é interessante encontrar conexões com os clássicos.

    A princípio, nem todos encontrariam conexões entre Barbie e La La Land, além da participação de Ryan Gosling. E essa ligação, embora específica, remonta a mais de meio século no cinema francês. Mas ambos devem muito a Os Guarda-Chuvas do Amor.

    De O Mágico de Oz a Jim Carrey: Quais filmes influenciaram a Barbie de Greta Gerwig?

    Guarda-chuvas que não param a chuva

    O magistral filme musical de Jacques Demy estreou há 60 anos, um marco particular para o cinema francês e para a história do meio. Um que Greta Gerwig e Damien Chazelle escolheram e o citaram como uma influência. Assim, este clássico romântico com Catherine Deneuve e Nino Castelnuovo mantém toda a sua força e validade depois de todo esse tempo, estando disponível no catálogo do Telecine.

    Nele somos apresentados na cidade de Cherbourg a um jovem mecânico em situação precária e a uma menina que vive e trabalha com a mãe em uma loja de guarda-chuvas. Ambos estão apaixonados e planejam se casar, embora a mãe dela prefira alguém com melhor situação financeira. Suas dívidas os forçarão a se separarem temporariamente, tendo que procurar trabalho no exterior, e seu relacionamento será complicado por isso.

    Os Guarda-chuvas do Amor é apresentado de uma forma suntuosa e incrível, além de surpreendente. As cores dos cenários e figurinos, realçadas pela fotografia, aliadas ao fato do componente musical ser onipresente, sendo cada interação um verso de uma canção, apresentam uma fachada deslumbrante e viva que contrasta com a história devastadora que conta.

    Os Guarda-Chuvas do Amor: cantando na mais absoluta tristeza

    Parc Film

    É fácil perceber a influência em La La Land naquela grande banda sonora de Michel Legrand e na forma como esta história romântica cheia de dificuldades, principalmente profissionais e econômicas, se desenvolve amargamente, levando a um final pouco convencional (mas, sobretudo, no caso do filme de Demy, totalmente apropriado).

    Em Barbie, isso pode ser visto visualmente, com detalhes muito coloridos que passaram de um filme para outro, mas também na forma como a diretora mantém o sentimento fantástico e surreal em todos os momentos, nunca nos acordando do que parece ser um sonho febril.

    Cada minúcia é pensada para nos transportar magicamente para um mundo particular, sempre cantado mesmo que seja para expressar a maior tristeza. Os diálogos são cotidianos, mas são finamente estilizados para combinar perfeitamente com a música.

    Este é o melhor exemplo da simbiose que o filme consegue em termos narrativos e sonoros, nunca perdendo a noção do melodrama mesmo quando são usados fogos de artifício. É um longa absolutamente brilhante e é ótimo que os escritores de hoje estejam traçando limites para mantê-lo relevante.

    Os Guarda-Chuvas do Amor
    Os Guarda-Chuvas do Amor
    Data de lançamento 1964 | 1h 31min
    Criador(es): Jacques Demy
    Com Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo, Marc Michel
    Usuários
    3,7
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top