Minha conta
    "Ninguém nunca fez um Conan de verdade": Depois de Arnold Schwarzenegger e antes de Jason Momoa, outro ator interpretou o herói, mas o filme nunca foi lançado
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    A versão animada de Conan, o Bárbaro, existe de fato. Um longa-metragem lançado em 2005, mas nunca concluído, prometia ser muito fiel ao personagem imaginado por Robert E. Howard.

    Não vamos fazer rodeios: Conan, o Bárbaro é o filme que apresentou a fantasia heróica ao público em geral (e até mesmo, se quisermos ser ainda mais específicos, o subgênero de Espada e Feitiçaria).

    Até hoje, ninguém menos que John Milius capturou a essência e a alma do universo do personagem criado por Robert E. Howard com tanta acuidade, mesmo que o cineasta tenha projetado uma visão muito pessoal do mito do super-homem.

    Depois de Conan, o Destruidor e Guerreiros do Fogo (embora o nome Conan não pudesse ser usado aqui devido a questões de direitos), o personagem ganhou até mesmo sua própria série animada, Conan, the Adventurer, criada sete anos após o último filme, pelo roteirista Christy Marx, que também escreveu Jem and the Holograms e episódios de G.I. Joe.

    Houve também uma sequência dessa série animada, chamada Conan e os Jovens Guerreiros, que teve uma única temporada de 13 episódios em 1994, mas sem o mesmo sucesso. Se adicionarmos os remakes e outros projetos de adaptação, desta vez como uma série, o universo de Conan já está bastante desgastado.

    Conan, o Bárbaro
    Conan, o Bárbaro
    Data de lançamento 1 de maio de 2021 | 2h 09min
    Criador(es): John Milius
    Com Arnold Schwarzenegger, James Earl Jones, Max von Sydow
    Usuários
    4,1
    Assista agora em Star +

    E ainda assim... Há um filme de animação de Conan, o Bárbaro, brutal e com a intenção de ser extremamente fiel ao material de origem, que infelizmente ficou inacabado. Seu nome? Conan Red Nails. Anunciado com grande alarde em outubro de 2005 nas colunas do The Hollywood Reporter, o projeto era de dar inveja.

    Dirigido por Victor Dal Chele, Conan Red Nails contava com um elenco de vozes promissor, incluindo Marg Helgenberger (CSI), Clancy Brown, James Marsden (X-Men) e Mark Hamill, sem esquecer o colossal Ron Perlman (Hellboy) e sua voz inimitável como Conan.

    Frazetta Jr Enterprises

    Em uma entrevista de dezembro de 2023 publicada no site Mental Floss, o escritor e produtor Steve Gold relembra o projeto, que, segundo ele, pretendia ser muito mais fiel ao trabalho de Howard do que John Milius jamais foi.

    "Ninguém jamais fez um filme adequado de Conan. Com todo o respeito devido a Arnold Schwarzenegger, que eu realmente admiro e com quem gostaria de trabalhar em um projeto de Conan, nunca houve um filme ou série de TV que tenha adaptado fielmente as histórias de Robert E. Howard".

    Red Nails foi baseado na última história de Conan de Howard, que muitos fãs do escritor consideram uma de suas melhores, publicada na revista Weird Tales em 1936. Na verdade, a última história que Howard escreveu, já que ele cometeu suicídio algum tempo depois.

    Foi exatamente nessa história que é apresentada a personagem de Valeria, a famosa mulher guerreira interpretada por Sandahl Bergman no clássico de Milius.

    "Eu queria que nosso filme adaptasse fielmente o material de origem e nosso personagem principal. Não acredito que a violência deva ser gratuita, mas [feita] com um propósito específico, com uma ênfase real em suas repercussões. Mesmo quando Conan mata o dragão, após um encontro verdadeiramente épico, Conan tem respeito por essa fera: uma criatura selvagem reconhece outra".

    Universal Pictures

    Uma crise financeira devastadora

    "Acho que a parte mais difícil do processo para mim foi fazer toda a pré-produção em cerca de seis meses", comenta Victor Dale Chele no artigo do Mental Floss. "Todos os desenhos de fundo, o grande número de personagens e adereços foram uma tarefa assustadora. Minha salvação veio de bons amigos e pessoas muito talentosas que trabalharam comigo em todos os aspectos do design.

    Há um esboço muito curto de uma sequência da animação, ainda em forma de protótipo, que pode ser visto abaixo:

    Apesar de a dublagem já estar pronta, o projeto entrou um estado de limbo logo após ser anunciado em 2005. Dois anos depois, o progresso havia sido muito pequeno. E a crise financeira de 2007-2009 teve um efeito devastador.

    "Era um iceberg que ninguém podia evitar. Como uma parede de tijolos intransponível. Ela atingiu o mercado em cheio", diz Steve Gold. Uma crise financeira que deixou 8,7 milhões de pessoas desempregadas nos Estados Unidos e que teve um grande impacto na empresa de Steve Gold, a Swordplay Entertainment, responsável pelo desenvolvimento do projeto. Como resultado, a maioria dos estúdios e distribuidores cortou todo o financiamento desnecessário para se concentrar no desenvolvimento de projetos internos.

    Conan Properties International

    Conan matou Conan

    O golpe final veio com o lançamento da versão de Conan, o Bárbaro estrelada por Jason Momoa em 2011, na qual, ironicamente, Ron Perlman interpretou o pai do herói. Foi um grande fracasso financeiro nas bilheterias internacionais, não rendendo nem 65 milhões de dólares em um orçamento estimado em 90 milhões na época.

    O suficiente para colocar a licença em espera por um tempo. Tanto que o filme continua sendo, até hoje, a última aparição do cimério nas telas. Fredrik Malmberg, diretor da Paradox Entertainment, a atual detentora dos direitos de Conan, o Bárbaro, continua confiante de que o personagem retornará em breve.

    Quanto a Steve Gold, ele também não está perdendo a esperança de retornar ao personagem um dia. "Acho que os fãs de Conan perderam a oportunidade de desfrutar de uma aventura épica que era fiel ao trabalho de Howard. Mas nunca se sabe. Nós amamos o personagem tanto quanto os fãs. Quem sabe o que o futuro nos reserva?" Considerando o tempo de existência de seu projeto Conan Red Nails, vinte anos, é quase certo que ele teria que começar do zero. Ou quase. Complicado...

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top