Minha conta
    O Debate na Tela Quente (29/01): Estreia de Caio Blat na direção apresenta retrato de “um país de negacionistas e fake news”
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Longa é estrelado por Débora Bloch e Paulo Betti.

    A última segunda-feira de janeiro já está entre nós. De forma costumeira, a TV Globo exibe um longa prestigiado em sua Tela Quente. Para esta noite, a emissora reservou espaço para O Debate, longa de estreia de Caio Blat no papel de diretor de longas-metragens.

    Um debate sobre paixões privadas e ideias públicas. Paula, jornalista-apresentadora do telejornal, e Marcos, jornalista-editor do telejornal da noite, acabaram de se separar depois de 20 anos juntos. Enquanto tentam entender o que aconteceu com a vida deles e como será a relação daqui para frente, seguem na batalha de compreender as paixões políticas dos brasileiros.

    O Debate: "Viramos um país de negacionistas e fake news", critica Caio Blat em estreia como diretor de cinema (Entrevista Exclusiva)

    Com opiniões distintas, os dois discordam sobre a condução da edição dos melhores momentos do debate que a TV irá exibir, sabendo que isso pode interferir na escolha de centenas de milhares de eleitores indecisos.

    A dupla principal é estrelada por Débora Bloch e Paulo Betti. Todavia, os atores quase não participaram da produção." Nós dois fomos convidados em cima da hora", conta Débora em entrevista ao AdoroCinema. "Não éramos nós que íamos fazer o filme, e sim Andréa Beltrão e Marcos Caruso. De repente, o Caio me liga e fala: 'Vou te fazer uma proposta muito louca, a gente começa a filmar daqui a uma semana, e eu queria te chamar para fazer.'"

    Paris Filmes

    Com temas presentes na política brasileira, principalmente com assuntos que tomaram as conversas públicas durante a pandemia da COVID-19, o longa funciona como um retrato do país em um momento de crise.

    "O diálogo no Brasil se rompeu porque perdemos a base principal: a verdade. Viramos um país de negacionistas e fake news", reflete Caio Blat. "O elogio da informação verificada, bem analisada, da ética… Isso é um assunto primordial, é pré-político. Primeiro temos que acreditar no jornalismo, defender a liberdade, a ciência, a vacina, para depois falarmos sobre questões como fome, educação e meio ambiente."

    O que é Cota de Tela? Senado aprova projeto de lei que retoma espaço para filmes brasileiros nos cinemas

    "Então, o casal Paula e Marcos vira uma metáfora do Brasil, que está rachado, separado, mas que está tentando imaginar uma possibilidade de conciliação, de conviver discordando, de respeitar a opinião alheia. O amor é extremamente político nesse sentido", complementa Caio.

    O Debate
    O Debate
    Data de lançamento 25 de agosto de 2022
    Criador(es): Caio Blat
    Com Débora Bloch, Paulo Betti, Caio Blat
    Usuários
    3,2

    O Debate será exibido após o Big Brother Brasil 24, às 23h35.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top