Minha conta
    Polêmico: Um tribunal proibiu este filme por suas "cenas de grande violência e sexo não simulado”
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Uma obra de Lars von Trier ficou marcada por controvérsias dentro e fora das telas.

    Lançado em 2009 sob a direção do famoso cineasta dinamarquês, Lars von Trier, Anticristo foi desde o seu planejamento um daqueles filmes destinados a gerar polêmica. A produção foi escrita enquanto o cineasta estava internado sofrendo de graves episódios de ansiedade e depressão, e aborda uma violenta história sexual protagonizada por um casal de luto.

    Na trama, devastados com a morte do único filho, um homem e uma mulher mudam-se para uma casa no meio da floresta para superar o episódio. Contudo, os questionamentos do marido, psicanalista, sobre a dor do luto e o desespero de sua esposa desencadeiam uma espiral de acontecimentos misteriosos e assustadores - e as consequências dessa investigação psicológica são as piores possíveis.

    Zentropa Entertainments

    Sob essa premissa, evidentemente, Antichrist (no original) não passou despercebido. Apresentado pela primeira vez no prestigiado Festival de Cinema de Cannes, a produção chocou os presentes, sendo alvo de críticas polarizadas. Se por um lado houve aqueles que elogiaram o aspecto artístico da película, outros a chamaram de “grotesca”, considerando-a uma espécie de “tortura visual”.

    Apesar da polêmica, Anticristo foi indicado à Palma de Ouro, e sua protagonista, Charlotte Gainsbourg, ganhou o prêmio de Melhor Atriz do festival. Da mesma forma, também arrebatou o Bodil Awards, um importante concurso do cinema dinamarquês em que os críticos atribuem os prêmios.

    Na chegada aos cinemas comerciais, Anticristo foi lançado em 28 países com diferentes classificações indicativas. No entanto, sete anos depois, o filme foi mais uma vez objeto de controvérsia, quando um tribunal francês decidiu banir a obra de todos os cinemas e sistemas de distribuição do país até que recebesse uma nova classificação etária. A alegação? O longa apresentava “cenas de grande violência e sexo não simulado”.

    6 filmes em que os atores fizeram sexo de verdade

    A decisão foi tomada depois que o grupo católico, Promouvoir, protestou, pedindo às autoridades o cancelamento da primeira classificação indicativa, que permitia a visualização do longa por maiores de 16 anos.

    Assim, após anos de batalhas judiciais, a obra então ganhou uma nova classificação indicativa, tornando-se proibido para menores de 18 anos e ganhando de volta sua certificação de exibição.

    Anticristo
    Anticristo
    Data de lançamento 28 de agosto de 2009 | 1h 50min
    Criador(es): Lars von Trier
    Com Willem Dafoe, Charlotte Gainsbourg
    Usuários
    3,1

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top