Minha conta
    “Parecia uma repetição”: Claire Danes se recusou a fazer um dos maiores filmes da história do cinema - e não se arrepende
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Ela não se arrepende de sua escolha, apesar de poder ter feito dela uma mega estrela.

    Uma das maiores paixões dos jovens nos anos 90 era a impressionável Claire Danes. Conhecida pela série My So-Called Life, em que perdeu papéis para o personagem Jordan Catalano, interpretado por um muito jovem Jared Leto. A série era magnífica: tratou os jovens como seres complexos e não como meros hormônios com pernas. Tinha personagens LGBT e era muito sério, muito adulto.

    My So-Called Life foi o primeiro papel importante de Claire Danes. E foi um sucesso total. Dois anos depois, a diretora australiana Gillian Armstrong a escolheu para ser uma das Adoráveis Mulheres em uma nova versão que também contou com Winona Ryder, Kristen Dunst, Samantha Mathis e Susan Sarandon. No entanto, foi dois anos depois, em 1996, interpretando Julieta na adaptação imortal do romance de William Shakespeare, de Baz Luhrmann, ao lado de Leonardo DiCaprio, que ela alcançou o estrelato com Romeu + Julieta.

    "Nem cogitei": Antes de Kate Winslet, outra atriz famosa recusou papel em Titanic porque não suportava Leonardo DiCaprio

    Depois, porém, sua carreira não se destacou especialmente até a chegada de Homeland, série em que recuperou um pouco da glória perdida. Más decisões na escolha dos seus projetos? Pode ser. O que temos certeza é que rejeitar o Titanic não foi uma de suas melhores ideias. Embora ela, até hoje, não se arrependa nem um pouco.

    Titanic
    Titanic
    Data de lançamento 16 de janeiro de 1998 | 3h 14min
    Criador(es): James Cameron
    Com Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Star +

    Na verdade, Claire Danes, na crista da onda, a Julieta pela qual milhões de jovens homens e mulheres em todo o mundo ansiavam, teve a oportunidade de recusar partilhar o conselho de administração com um DiCaprio prestes a morrer congelado. No entanto, ela recusou o papel. É assim que a atriz lembra em entrevista ao podcast Armchair Expert e reportada pela Vanity Fair:

    Lembro que Leo e eu dividíamos um gerente naquela época e estávamos no escritório dele. Eu estava em uma varanda, como se fosse a própria Julieta, e ele andava em círculos no estacionamento. Eu sabia que ele estava decidindo se participaria ou não de Titanic. Ele olhou para mim e disse: Eu vou fazer, sim, eu vou fazer

    A atriz, porém, não estava preparada para isso. “Eu queria novas experiências artísticas e Titanic me pareceu uma repetição.” E dizemos que ela não se arrepende de ter recusado, pois o que Danes mais temia era que o filme virasse um blockbuster e ela, consequentemente, uma mega estrela: “Eu não tinha recursos para lidar com aquela situação. Eu sabia que primeiro precisava construir uma base sólida." Spoiler: Kate Winslet não se saiu tão mal, afinal.

    Twentieth Century Fox

    Danes estava plena em recusar o papel. Em 1998, por exemplo, na estreia de O Homem da Máscara de Ferro (lançado um ano depois de Titanic) todo mundo assistia DiCaprio. "Quando ele entrou na sala, todos foram em sua direção. Foi assustador. E acho que posso ter percebido que estava me aproximando da mesma situação e optei por não fazê-lo."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top