Minha conta
    Nem O Labirinto do Fauno, nem A Forma da Água: O melhor filme de Guillermo del Toro é uma fantasia sombria que ninguém queria financiar
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Acabou sendo um dos melhores filmes de 2022 e também o mais bem avaliado do cineasta.

    A filmografia de Guillermo del Toro como diretor não é muito extensa, mas, como acontece com Quentin Tarantino, é uma das mais impecáveis. Desde sua estreia no início dos anos 90 com Cronos, hoje considerado cult, o cineasta mexicano se consolidou como um dos cineastas atuais mais reconhecidos do mundo e um mestre da fantasia sombria.

    No início dos anos 2000, Del Toro deixou sua marca com uma grande variedade de filmes: desde adaptações de quadrinhos famosos, como a saga Hellboy, até aclamados filmes históricos de fantasia ambientados durante a Guerra Civil, como A Espinha do Diabo ou o multipremiado O Labirinto do Fauno.

    Porém, o filme pelo qual Guillermo del Toro receberia o maior reconhecimento internacional seria A Forma da Água, um drama de fantasia romântica ambientado na década de 1960 pelo qual o público e a crítica se apaixonaram.

    Estrelado por Sally Hawkins e Octavia Spencer e lançado em 2018, A Forma da Água foi indicado a 13 Oscars e ganhou quatro, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para Del Toro. Porém, os filmes mais premiados do diretor mexicano, A Forma da Água e O Labirinto do Fauno, não são os mais valorizados, mas os mais bem avaliados pela crítica de sua filmografia, o que é outra coisa. Embora a diferença não seja muita.

    O melhor filme de Guillermo Del Toro

    Netflix

    Poucos ficarão surpresos ao saber que se trata de Pinóquio por Guillermo del Toro, o filme sombrio de animação e fantasia que estreou na Netflix em 2022 e que apareceu em todos os tops do ano.

    Com sua versão de Pinóquio, que chegou logo após o remake live-action de Robert Zemeckis não ter conseguido convencer no Disney+, Guillermo del Toro conseguiu o que muitos haviam tentado recentemente sem muitos bons resultados: um bom filme sobre o famoso personagem criado por Carlo Collodi.

    O filme, uma reviravolta muito mais sombria do clássico, deixou o público e a crítica maravilhados não apenas por sua história, mas por sua beleza visual e animação inovadora. Pinóquio por Guillermo del Toro, também ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação na última edição.

    Curiosamente, fazer Pinóquio não foi uma tarefa fácil, embora Del Toro se referisse a ele como o filme que queria fazer a vida toda. O projeto começou a dar os primeiros passos em 2008, mas a paixão do cineasta não impediu que a produção fosse muito problemática.

    Na verdade, o projeto até foi cancelado em 2017 por questões orçamentárias, mas finalmente, em 2018, a Netflix deu a volta por cima. Uma boa decisão da plataforma, que lhe permitiu nos seus momentos mais difíceis ter um dos melhores filmes de 2022.

    Pinóquio por Guillermo del Toro
    Pinóquio por Guillermo del Toro
    Data de lançamento 24 de novembro de 2022 | 1h 57min
    Criador(es): Guillermo del Toro, Mark Gustafson
    Com Gregory Mann, David Bradley (IV), Ewan McGregor
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,5
    Assistir em streaming

    Pinóquio de Guillermo Del Toro está disponível no catálogo da Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top