Minha conta
    De título alternativo a Adam Sandler: 10 curiosidades sobre um dos filmes mais sangrentos de Tarantino
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Há 14 anos, Bastardos Inglórios estreava nos cinemas norte-americanos.

    Na história do cinema, o nome de Quentin Tarantino é praticamente um sinônimo para produções sangrentas e caóticas - e da melhor forma possível. Ele fez sua estreia na direção em 1992, com o clássico Cães de Aluguel, que narra a violenta história de um assalto que deu errado. Anos depois, Tarantino voltaria a fazer história com títulos como Pulp Fiction, Kill Bill e Bastardos Inglórios, cujo lançamento está completando 14 anos hoje.

    Com personagens memoráveis, elenco recheado de estrelas e fotografia impecável, o filme reimagina livremente a invasão da França pelas tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, acompanhando as histórias paralelas de um grupo de soldados judeus em uma missão suicida para matar o maior número de alemães possível, e de uma jovem francesa que planeja vingança após o assassinato de sua família.

    Já assistiu? Se Quentin Tarantino encontrasse John Wick, o resultado seria ESTE ótimo filme brutal e assustador

    Enredo à parte, Bastardos Inglórios poderia ter sido bem diferente da versão que conhecemos e amamos. Confira, a seguir, algumas curiosidades sobre um dos trabalhos mais memoráveis de Tarantino:

    Inspirado em Os Doze Condenados

    Entre as inspirações para o filme está o clássico brutal e selvagem Os Doze Condenados, que mostra um grupo de soldados em uma missão suicida para destruir um Quartel-General nazista às vésperas do Dia D. Além disso, o título Bastardos Inglórios (em inglês, Inglourious Basterds) foi baseado em O Expresso Blindado da S.S. Nazista (em inglês, The Inglorious Bastards).

    Quase recebeu outro título

    E por falar em título, o filme quase recebeu outro nome: Once Upon a Time in Nazi-Occupied France (Era Uma Vez na França Ocupada pelos Nazistas). No fim das contas, esse acabou sendo o nome do primeiro capítulo do longa e, dez anos depois, Tarantino lançaria Era Uma Vez em… Hollywood.

    Melhor personagem de Tarantino

    Universal Pictures
    Christoph Waltz como Hans Landa em Bastardos Inglórios.

    De acordo com o próprio diretor, o coronel nazista Hans Landa, interpretado por Christoph Waltz, é “o melhor personagem que já escrevi e, talvez, que escreverei um dia”. Quentin também revelou que estava prestes a abandonar o filme quando o ator apareceu e salvou o projeto.

    Quase foi protagonizado por Adam Sandler

    Ainda na categoria “personagens icônicos”, Sargento Donny, o Urso Judeu, quase foi interpretado por Adam Sandler. O ator foi convidado pelo próprio Tarantino e chegou a receber o roteiro do filme, mas teve que recusar o projeto porque já estava envolvido em Tá Rindo do Quê?, de Judd Apatow.

    Daniel Brühl mentiu sobre suas habilidades no francês

    Intérprete de Fredrick Zoller, Brühl disse a Quentin que era fluente em francês, mas, na verdade, chegou a misturar francês e espanhol enquanto repassava suas falas com o diretor - que, felizmente, nem percebeu. Quando recebeu a versão final e traduzida do roteiro, o ator conseguiu aperfeiçoar seu vocabulário e entregar uma performance marcante.

    B.J. Novak saiu de The Office para gravar o filme

    Universal Pictures
    Brad Pitt e B.J. Novak em Bastardos Inglórios.

    Se você é fã da versão norte-americana de The Office, deve se lembrar de que Ryan, vivido por B.J. Novak, ficou algum tempo fora da série sob a justificativa de que havia viajado para a Tailândia com os amigos. A verdade é que, na época, o ator estava gravando suas cenas para Bastardos Inglórios, onde interpretou o soldado Utivich.

    Roteiro vazado

    Algum tempo antes do lançamento, o roteiro do filme chegou a ser vazado na internet. Felizmente, isso não causou grandes impactos à produção - que foi um grande sucesso de bilheteria.

    Filme-dentro-do-filme

    Além de viver o Urso Judeu, Eli Roth também foi responsável por dirigir Orgulho da Nação, o curta-metragem protagonizado por Fredrick Zoller, de Daniel Brühl, e exibido dentro de Bastardos Inglórios.

    Mélanie Laurent trabalhou em um cinema

    Universal Pictures
    Mélanie Laurent como Shosanna Dreyfus em Bastardos Inglórios.

    Em sua preparação para interpretar Shosanna Dreyfus, Mélanie Laurent trabalhou como projecionista no New Beverly Cinema, propriedade de Tarantino. A atriz projetava desenhos animados e trailers antes dos filmes, e chegou a exibir Cães de Aluguel.

    Tem Samuel L. Jackson - mas você não percebeu

    A presença de Samuel L. Jackson pode ser difícil de notar - principalmente na versão dublada do filme: o astro narra a cena que conta a história de Hugo Stiglitz, interpretado por Til Schweiger.

    Bastardos Inglórios
    Bastardos Inglórios
    Data de lançamento 9 de outubro de 2009 | 2h 33min
    Criador(es): Quentin Tarantino
    Com Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz
    Usuários
    4,6
    Assista agora

    Bastardos Inglórios está disponível no Globoplay, Prime Video, Star+ e na Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top