Minha conta
    O filme que mudou o cinema: É uma referência para ficção científica e um dos melhores longas-metragens da história
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Pílula vermelha ou pílula azul?

    Escrito e dirigido pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski e lançado em 1999, Matrix foi uma verdadeira revolução em sua época e agora, mais de 20 anos depois e por mais que o tempo passe, conquistou seu merecido lugar na história do cinema. É um dos melhores filmes de todos os tempos, mas, principalmente, uma referência imprescindível no gênero de ficção científica.

    Além disso, Matrix nos deu um dos trios principais mais carismáticos que podemos lembrar, com Keanu Reeves se estabelecendo como uma estrela de ação na pele do icônico Neo, Lawrence Fishburne como Morpheus e Carrie-Anne Moss como Trinity.

    Após conseguir que a crítica se rendesse a seus pés, Matrix fez o mesmo com os telespectadores de todo o mundo, tornando-se um fenômeno que, com o passar dos anos, acabaria se tornando parte inequívoca da cultura popular. O orçamento de 63 milhões, que não era ruim para a época, mas valia cada dólar investido, resultou em uma arrecadação de mais de 460 milhões de dólares em todo o mundo, sendo o quarto filme de maior bilheteria daquele ano.

    Matrix
    Matrix
    Data de lançamento 21 de maio de 1999 | 2h 15min
    Criador(es): Lana Wachowski, Lilly Wachowski
    Com Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Max

    Além disso, Matrix ganhou quatro Oscars que confirmaram sua grandeza técnica: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Edição de Som. Com tamanho sucesso, também deu origem a uma franquia: duas sequências lançadas em 2003, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, novamente dirigidas pelas Wachoswskis, e uma quarta que marcou o emocionante retorno da saga em 2021, Matrix Resurrections, dirigida exclusivamente por Lana Wachoswski.

    No longa-metragem, o programador de computador Thomas A. Anderson (Keanu Reeves) leva uma vida dupla: durante o dia trabalha para uma empresa de prestígio, mas à noite se torna um hacker capaz de desmantelar os mais complexos sistemas de segurança. Quando descobre que tem algo errado com a sua realidade, precisa decidir entre viver em uma simulação ou partir para o mundo real, onde os humanos travam uma guerra amarga contra as máquinas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top