Minha conta
    Em streaming: O subestimado filme de ficção científica e terro que fracassou em bilheteria, apesar de ter um dos finais mais chocantes dos últimos anos
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Filme foi o último lançamento da Fox antes da compra pela Disney.

    Muitos filmes misturam terror e ficção científica ao longo dos anos, sendo Alien, o 8º Passageiro talvez seja o exemplo mais célebre. Desde seu lançamento em 1979, vários cineastas tentaram replicar seu sucesso com graus variados de êxito. Um dos últimos casos que valeu a pena foi Ameaça Profunda, um título que ficou injustamente marcado por tudo o que cercou seu lançamento.

    Há dois motivos não relacionados aos méritos artísticos desse filme dirigido por William Eubank pelos quais ele é lembrado principalmente. A primeira, e mais marcante, é que foi um grande fracasso de bilheteria, arrecadando apenas 40 milhões de dólares em todo o mundo, quando algumas fontes apontam um orçamento de até US$ 80 milhões e, em nenhum caso, abaixo de US$ 50 milhões. A outra é que Ameaça Profunda foi o último filme lançado sob o selo da Fox 20th Century Studios antes da Disney comprar a gigante.

    Ameaça Profunda
    Ameaça Profunda
    Data de lançamento 9 de janeiro de 2020 | 1h 35min
    Criador(es): William Eubank
    Com Kristen Stewart, T.J. Miller, Jessica Henwick
    Imprensa
    2,3
    Usuários
    2,8
    Adorocinema
    1,5
    Assista agora em Star +

    Ameaça Profunda: Por que vale a pena ver?

    Em Ameaça Profunda, Eubank opta por um ritmo acelerado em que o desenvolvimento do personagem ocupa um lugar muito baixo em sua escala de prioridades. Isso pode desanimar alguns espectadores, mas, em troca, oferece uma história claustrofóbica que enfatiza a opressão que a situação em que se encontram provoca em seus protagonistas.

    Twentieth Century Fox

    Dessa forma, o filme se torna uma corrida contra o tempo para evitar os perigos monstruosos que seus protagonistas têm de enfrentar. Aqui é verdade que Kristen Stewart é muito sutil, liderando um elenco em que a entrega física tem precedência sobre todo o resto. Isso faz com que o segundo ato seja o menos inspirado do longa, mas, mesmo assim, mantém o interesse suficiente para desfrutar desse angustiante pesadelo subaquático com tons Lovecraftianos.

    12 filmes entrelaçados: Duas das melhores sequências de ficção científica estão esperando por você no streaming

    Na verdade, talvez o principal problema de Ameaça Profunda seja a inevitável sensação de déjà vu, mas há o suficiente aqui para que isso não seja uma desvantagem insuperável - algo que, na verdade, pesou um pouco demais em Life, outro dos recentes herdeiros do influente filme de Ridley Scott. Isso é algo que talvez incomode mais na primeira vez do que na segunda, mas depois os pontos positivos ganham força na memória e também em revisitas posteriores.

    Além disso, Eubank ilustra muito bem aquela crescente sensação de perigo que explode em um dos finais mais chocantes dos últimos anos. Desnecessário para alguns, faço parte do time que o considera um ótimo encerramento que deixa a desejar uma sequência que foi pensada antes de seu lançamento, mas que foi rapidamente descartada após o fracasso de bilheteria.

    O filme está disponível no catálogo do streaming Star+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top